PC lento? Entenda por quê!

Gostou? Compartilhe:

Sofrendo com pc lento? Confira nossas super dicas pra acabar com isso!

Após muito tempo de uso, é comum que o computador comece a apresentar uma certa lentidão. Seja para abrir a tela inicial, carregar sites, ou até mudar rapidamente de um programa para o outro, esse tipo de comportamento afeta o rendimento da máquina, e consequentemente, a sua produtividade. Muitos podem ser os motivos que levam o computador a ficar mais lento, como o hardware estar antigo ou a falta de manutenção. Porém, a boa notícia é que é possível tomar algumas medidas para que o desempenho da sua máquina melhore consideravelmente. Confira a seguir algumas de nossas dicas:

PC lento – dicas para acabar com esse problema

pc lento problema

As dicas soam simples mas ajuda bastante

Encerrar programas não utilizados

Um passo simples para ter melhor desempenho é encerrar os programas que não estão sendo utilizados. Se você abre um software e mantém ele em “stand-by”, acredite: a memória RAM do computador está sendo utilizada. Isso porque a ativação dos programas depende da memória exigida, ainda que seja uma tarefa em segundo plano.

Por isso, acesso o Gerenciador de Tarefas ou com o Monitoramento de Atividades do seu computador e encerre os programas que não estão sendo utilizados no momento. É melhor você abrir novamente somente quando precisar.

Extensões que são realmente úteis

É comum que a gente veja extensões pela internet e instale em nossos navegadores, como o Google Chrome e o Firefox. Muitos deles possuem uma função importante, como bloqueador de anúncios e tradução de sites, mas alguns deles ao invés de melhorar o desempenho do seu computador, acaba deixando-o mais lento.

Confira se as extensões que você tem instalada são realmente importantes ou se dá de excluir alguma. Além disso, mantenha somente aquelas que te ajudam em algum sentido, como as extensões para organização da rotina ou para proteção na navegação.

Utilize um antivírus e acesse sites confiáveis

Muitas vezes a lentidão no desempenho de tarefas simples tem como motivo um vírus ou arquivo malicioso que se instalou no seu computador. Existem muitas formas de ser “infectado”, incluindo o acesso à sites e plataformas. Por isso, além de instalar um antivírus, preste sempre atenção se o site é seguro. Mas como saber que um site é confiável? O primeiro passo é conferir o símbolo do cadeado ao lado do link e se o site possui o protocolo HTTPS. Depois, evite clicar em propagandas estranhas. Por fim, se você realizar uma compra no site, procure sempre a opinião de outros consumidores antes. São dicas simples que ajudam muito.

Uso contínuo por muito tempo

pc lento

Se você utiliza o computador por longas horas, é possível que com o passar do tempo ele fique mais lento. Isso porque o sistema deixa atividades em segundo plano, que podem diminuir o espaço da memória RAM. Dados de uma pesquisa recente apontaram que 69% dos brasileiros jogam online frequentemente, e os jogos que não são encerrados ou que ficam muito tempo em funcionamento, também podem deixar o seu computador lento.

É difícil (até mesmo impossível) imaginar nossas vidas sem o computador. Porém, um computador lento pode afetar diretamente no seu trabalho e até na sua saúde, já que o estresse causado por esse tipo de comportamento deixa muita gente doente. O estresse, inclusive, já é um dos principais motivos de afastamento do trabalho. De qualquer forma, vale a pena tomar algumas das ações que sugerimos. O resultado pode ser surpreendente e aumentar consideravelmente o desempenho da sua máquina. E claro, se o seu computador nunca passou por uma manutenção preventiva, considere fazê-lo também. Afinal, nada como ter a sua máquina funcionando no melhor rendimento possível.

Gostaram das dicas?

Sugestões podem ser deixadas nos comentários

 

Deixe uma resposta

Name *
Email *
Website