Bateria de notebook: como economizar? Quando trocar?

Economizar a bateria e fazer ela durar mais irá trazer ótimos benefícios para você, como redução na conta de energia, menos danos ao meio ambiente e também, mais praticidade para usar o computador. É claro que conforme o tempo passa a bateria vai ficando mais frágil e fraca, então é preciso tomar cuidados extras.

Economia de energia

A primeira ação para reduzir o seu consumo de bateria é acessar o sistema do Windows, na parte “opções de energia”, pode ser encontrado digitando no menu iniciar. Uma dica e deixar o notebook em repouso quando não for utilizado, isso em menor tempo possível. Com alguns ajustes é possível definir até quando o HD vai começar a funcionar.

Basicamente existem dois tipos: economia de energia e alto desempenho. O usuário pode configurar ambos, ajustando o brilho da tela e o tempo que levará para ficar em stand-by.

Reduzir consumo no macOS

As opções que o notebook da Apple oferece para poupar energia são parecidas. Para saber quais programas estão rodando e consumindo energia basta abrir o “Monitor de Atividade”, na pasta Utilidades, escolhendo na sequência “Energia”. Outras alternativas podem ser encontradas em “Preferências de Sistema”, optando por “Economizador de Energia”. Ativar a opção de desligamento automático quando desconectado da tomada e sem uso é uma boa dica.

Utilização da bateria

Não importa o que seja, qualquer atividade realizada no notebook irá ampliar o consumo de energia. Deixar muitas abas abertas nos navegadores ou programas irá aumentar o gasto de bateria, então procure manter apenas o que vai utilizar. Reduzir o áudio e o brilho da tela trarão benefícios para quem desejar melhorar o desempenho da bateria.

A conexão de outros dispositivos no notebook também gera mais consumo. Por tanto, fones de ouvidos, impressoras, alto-falantes, pen-drives, celulares e monitores extras farão uma grande diferença no gasto da bateria. Desligar o Bluetooth e o WiFI também são recomendados sempre que possível.

bateria notebook

Quando desligar o notebook?

Uma das grandes dúvidas em relação aos notebooks é a hibernação. Ela mantém o computador ligado, mesmo com a tela fechada, evitando um desgaste bem maior da bateria no procedimento de desligar e ligar novamente o sistema. Não existe problema algum em deixar o notebook hibernando, mas se muitos programas estiverem abertos, irá demorar para funcionar.

Quando trocar a bateria?

As baterias dos notebooks são produzidas já com uma vida útil. O tempo de uso não é definido, e mudará conforme as necessidades do usuário e a exigência que o computador terá. Hoje as baterias são feitas de íon-lítio, descobertas há mais de 200 anos, elas guardam duas vezes mais energia que o hidreto metálico e três vezes mais que uma bateria de níquel cádmio.

Momento de trocar

Quando seu notebook é novo a bateria costuma durar até 4h30. Com o passar do tempo e o desgaste ela irá durar menos. O computador desligar mesmo estando na tomada é o principal indicio de que a troca precisa ser feita. A partir do Windows 7, o sistema avisa quando a bateria precisa ser trocada.

Deixe uma resposta

Name *
Email *
Website