Teclado do notebook estragou? Saiba como solucionar o problema!

Os notebooks são bastante frágeis e necessitam de manutenção de tempos em tempos, prevenindo o surgimento de problemas. O teclado é um dos mais atingidos, seja por sujeira ou N motivos. Com algumas técnicas você poderá recuperar o funcionamento em casa mesmo.

Os problemas apresentados pelos teclados de notebooks são bem variados, seja pelo acumulo de comida, desgaste pelo tempo de uso ou mesmo algum driver. Resolver e voltar a ter o pleno funcionamento da máquina é fundamental para suas atividades, então veja o que fazer.

Retire a sujeira

Uma das principais hipóteses para o mau funcionamento do teclado é a sujeira. Então procure verificar se alguma região ou tecla única parou de funcionar por estar impedida de tocar a placa. Comer em frente ao notebook parece tentador, principalmente para aqueles que ficam online até altas horas, mas isso pode danificar o funcionamento do teclado.

A melhor forma de retirar a sujeira é utilizando um aspirador USB, ideal para a função e sem danos ao teclado, os aspiradores convencionais também podem ser utilizados. Se não funcionar, desligue o sistema, vire para baixo e mexa o notebook para a sujeira desafixar, então passe novamente o aspirador.

teclado notebook

Reboot

Em algumas situações a tecla não apresenta um problema físico, mas sim um problema virtual, no sistema da máquina. Se o funcionamento atingir até mesmo o mouse, desligue o notebook pelo botão power, pressionando continuamente. Ligue novamente e verifique o funcionamento do teclado. Ou seja, o bom e velho desligar e ligar muitas vezes é eficaz.

Problemas com drivers

Quem costuma desligar o notebook diretamente pelo botão power ou baixa muitos programas de baixa confiança pode encontrar problemas com os softwares do teclado. Vá até o gerenciador de dispositivos, verifique a linha do teclado, e caso esteja com um ponto de exclamação ou mesmo o ponto não esteja aparecendo, acesse o site do fabricante para fazer o download dos drivers.

Teclado virtual

Os notebooks possuem um teclado virtual, semelhante ao de sua máquina. Basta digitar “Teclado Virtual” no menu iniciar e você terá acesso ao programa. Não é a melhor opção, mas é bastante indicado se o seu problema for apenas em algumas teclas, já que assim não irá gastar dinheiro e poderá utilizar tranquilamente. Com o passar do tempo você acostuma e percebe que não é tão desafiador como parece.

Teclado USB

Se você tentou as outras possibilidades, mas não teve sucesso, comprar um teclado USB é a primeira alternativa. Não é legal ter um notebook e ficar carregando um teclado grande junto dele, mas isso irá acabar de vez com o problema das teclas. Com o teclado USB você terá agilidade para trabalhar e não ficará irritado com teclas que não funcionam. Os mais baratos saem por menos de R$ 15,00.

Trocando o teclado

Se o notebook for novo, procure o fabricante através da garantia. Se for constatado um problema, a peça será substituída, ou mesmo poderá ganhar um novo computador. Outra alternativa é enviar o notebook para a assistência e solicitar a troca do teclado.

Deixe uma resposta

Name *
Email *
Website