Conheça as 6 maiores fabricantes de notebooks de 2017; Apple surpreende

Gostou? Compartilhe:

Tradicionalmente a empresa TrendForce libera dados anuais do comércio de notebooks no mundo. No novo estudo, os números apontaram diversas mudanças no cenário mundialmente, principalmente com o crescimento da Apple, que assumiu o posto de quarta empresa do segmento, perdendo apenas para HP, Lenovo e Dell.

Segundo os dados do TrendForce, foram 164,7 milhões de notebooks vendidos em 2017, algo que significa um crescimento de 2,1% em relação a 2016. Neste cenário, fabricantes como HP, Lenovo e Dell conseguiram vendas superior a soma de todas as empresas fora do top 6. O mercado está cada vez mais restrito e dominado por grandes marcas. Os números apontam que a cada ano, a fatia de vendas das marcas fora do top 6 está ficando menor.

Notebooks mais vendidos – 2017

A HP conseguiu manter sua liderança e ainda melhorou seus números em relação a 2016. Com um aumento de 1,9%, chegaram a 34,3% de market share em 2017. Na segunda posição, a Lenovo apresentou queda de 1,5%, passando para 20,2% de market share em 2017. A Dell conseguiu ficar relativamente estável, com uma queda inferior a 2% e a marca de 15,2% de market share.

Na quarta posição, uma surpresa. Mantendo a colocação há um bom tempo, a Asus foi superada pela Apple em 2017. A empresa da maça cresceu 1,3% e chegou a 9,6% da market share, enquanto a Asus teve queda de 0,8% e ficou com 9,5% de market share. Ambas empresas ficam praticamente em um empate técnico na quarta colocação.

notebooks apple

Na sexta posição, também de forma estável entre 2016 e 2017, com variação negativa de 0,1%, a Acer vê seu posto mantido com tranquilidade, principalmente pelo fato de outras empresas somarem apenas 13,8% de market share, ou seja, a soma de todas é inferior aos 3 primeiros colocados do top 6.

Todos os dados da pesquisa são em relação a levantamentos mundiais, porém no Brasil seguem a mesma tendência. As 6 primeiras empresas consigam dominar o mercado, porém isso não tem relação direta com o faturamento, tendo em vista que o ticket médio (valor médio dos produtos) é muito diferente.

Enquanto HP, Lenovo e Asus conseguem boa abertura no mercado de notebooks básicos, a Apple já entra na lista de máquinas para usuários com necessidades avançadas. No meio desta disputa, a Dell consegue boa penetração no mercado de usuários de necessidades médias e avançadas, competindo tanto com as marcas mais populares quanto com as gigantes do mercado, como a Apple.

Nos próximos anos, a tendência é de que a Apple comece a investir em possibilidades mais viáveis para mercados populares, porém, nem de longe, chegará perto de valores praticados pelas demais empresas. Levantamentos dos primeiros índices de 2018, apontam que a HP conseguirá manter a liderança e provavelmente aumentará seu market share, assim como todas as outras marcas. A tendência é de que a Apple continue aumentando sua diferença para a Asus e consiga até mesmo iniciar uma aproximação da Dell. Atualmente, estimativas apontam que a diferença de market share das marcas é de 5,2%, algo que já foi de 7,1% em 2016.

Deixe uma resposta

Name *
Email *
Website