Vírus de Celular e PC: quais as diferenças?

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Notebook Pro

Hacker desenvolvendo vírus para PC e celular.

Desde a chegada da internet, muitos benefícios surgiram para a população. No entanto, surgiram também alguns malefícios, especialmente os ciberataques utilizando malwares – popularmente conhecidos como vírus.

Para invadir dispositivos como celulares e computadores, os hackers utilizam alguns truques bastante comuns. 

Anúncios excessivos em páginas legítimas que direcionam você à instalação de um programa indesejado, e-mails com arquivos maliciosos anexados e violações a partir do uso de redes Wifi públicas são alguns exemplos de como pessoas mal-intencionadas podem acessar  e danificar seu smartphone, PC ou notebook. 

Atualmente, as invasões por vírus ainda são mais comuns em computadores do que em celulares. Quer saber quais as principais diferenças entre as infecções destes dispositivos e aprender a identificar os sinais de invasão? Então continue lendo!

Quais as Diferenças entre os Vírus de Computadores e Celulares?

O funcionamento dos computadores acontece com os programas sendo executados em diferentes níveis de seguranças das camadas de atividades. Os softwares mais importantes rodam em ambientes mais seguros e menos acessíveis do sistema operacional. 

Já os programas menos essenciais acabam ficando em um local mais exposto e sujeito a alterações.

É nessa camada mais exposta do funcionamento do PC que grande parte dos vírus começam a ser executados. Esse tipo de invasão pode colocar a proteção dos dados pessoais em risco, por exemplo. 

Ataques mais agressivos, por sua vez, conseguem fraudar os níveis de segurança do sistema e se fixar em camadas importantes. Esse tipo de vírus pode prejudicar o desempenho do computador e colocar em risco todo o seu funcionamento.

Os ataques por malware em smartphones são diferentes dos feitos em PCs, devido ao modo como os sistemas operacionais para celulares – especialmente Android e iOS –  trabalham. 

Isso porque esses sistemas não aceitam a instalação de aplicativos de origem desconhecida, dificultando, por exemplo, os ataques utilizando anexos corrompidos em e-mails. 

Além disso, os apps dos smartphones possuem acesso restrito aos recursos do aparelho, que requerem permissão do usuário. 

Ainda, os programas que arriscam a segurança da navegação, extensões e plugins maliciosos são incompatíveis com os sistemas operacionais dos celulares – o que dificulta a ação dos vírus.  

Como Identificar se Meu Dispositivo está Infectado?

Existem alguns sinais fáceis de identificar caso seu smartphone ou computador esteja com vírus. Confira alguns deles:

Sinais de Infecção por Vírus no Celular

Como comentamos anteriormente, dificilmente um malware consegue invadir um smartphone. Contudo, já existem vírus dentro das próprias lojas oficiais de aplicativos, como a Google Play e a Apple Store. 

Alguns desses programas, uma vez instalados, roubam seus dados e mudam a configuração do sistema, de uma maneira diferente dos ataques realizados em computadores.

Veja alguns sinais de que seu smartphone pode estar com vírus:

 aumento repentino no uso dos dados de internet;

  • superaquecimento ou aparelho lento; 
  • reinicialização sem motivo aparente; 
  • drenagem da bateria.

Sinais de Infecção de Vírus no Computador

Teclado de computador com cadeado.

Por estarem mais propensos aos ataques por vírus, é necessário redobrar a atenção à segurança do seu computador. 

Veja alguns sintomas que podem indicar que seu computador foi infectado:

  • queda brusca de desempenho da máquina; 
  • aparecimento de pop-ups aleatórias; 
  • programas desconhecidos que iniciam junto com o sistema operacional; 
  • barulhos constantes produzidos pelo disco rígido; 
  • páginas iniciais do navegador e buscadores preferidos mudam sem o seu consentimento. 

 

Para garantir a proteção do seu dispositivo com mínimo impacto ao desempenho da máquina, é importante contar com a segurança oferecida pelo melhor antivírus para PC disponível no mercado. O Bitdefender Antivirus Plus oferece as mais eficientes soluções em cibersegurança.

Você conhece outras maneiras de identificar as infecções por vírus em computadores e celulares? Compartilhe nos comentários!

Imagens: Freepik. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *