Servidor Web: Entenda o que é e como funciona

Quando navegamos na internet, não presumimos que por trás de tudo, exista um processo técnico passando por trás da tela do nosso computador ou celular. Geralmente, estamos mais preocupados em encontrar conteúdos do que entender como funciona toda essa parte técnica da web.

Quando você visita um site digitando sua URL e pressionando Enter, etapas e processos geram todas as informações que você está procurando. Tudo isso pode parecer mágico, mas não é tão simples.

 

Confira como funciona um servidor web neste artigo e saiba como os conteúdos de sites, blogs e lojas virtuais chegam até você.

 

O que é de fato um servidor web?

 

Um servidor web é uma máquina que realiza o armazenamento de arquivos e é o principal responsável por armazenar informações sobre os sites e aplicativos web hospedados nele.

 

Aliás, podemos dizer que a internet depende de servidores web, pois através do protocolo HTTP (​​Hypertext Transfer​​​), todas as solicitações são respondidas e retornadas ao navegador, fornecendo uma página completa.

 

Hoje, todas as empresas que se encontram presentes no mundo digital precisam manter seus web sites, blogs, e-commerces e aplicações, dentro de uma hospedagem de sites, pois a hospedagem é programada no servidor e move tudo que há na internet.

 

Existem vários tipos de servidores web, dentre os quais temos Apache (o mais famoso), NGINX, LiteSpeed ​​(considerado o melhor), Microsoft IIS, GWS (Google Web Server), etc.

 

Vale lembrar que ao alugar um serviço de hospedagem, você pode instalar um tipo de servidor web, mas tudo depende de qual tipo é melhor para seu site/aplicativo web.

 

Entenda como funciona um servidor web

Como já mencionamos aqui, um servidor web funciona da seguinte forma: ele recebe uma solicitação de um navegador, processa a solicitação e depois responde à solicitação, entregando as informações completas de um site.

Para você ter uma ideia de cada um desses processos, nós os dividimos em três etapas.

1. Localização do IP

Durante esta etapa, o próprio navegador começa a procurar o endereço IP do site através do Domain Name System (DNS) e até mesmo através do cache. Ao localizá-lo, ele pode descobrir em qual servidor web o site está hospedado.

 

2. Solicitação de Aplicação

Quando o navegador encontra o servidor onde os arquivos do site estão armazenados, ele faz uma solicitação a esse servidor, chamado HTTP (aquele que mencionamos acima).

3. Resposta da solicitação pedida pelo navegador 

Em seguida, o servidor recebe essa solicitação HTTP e começa a processá-la. Depois disso, o próprio servidor procura as informações do site armazenadas nele. A partir disso, o servidor responde ao navegador enviando a solicitação com todos os arquivos e informações contidas no site. Por fim, o usuário pode acessar todo o conteúdo de imagens, textos, vídeos e links que estão no site.

Veja esta imagem abaixo, que mostra de forma simplificada os passos de como funciona um servidor web, na prática:

servidor

4. Erros de processamento de arquivos (etapas extras)

Nesta etapa extra, explicarei uma situação que pode acontecer em um servidor web, o que é bastante comum.

Quando o servidor não consegue encontrar os arquivos e informações de um site, ele retorna ao navegador que fez uma solicitação e exibe uma mensagem informando que o arquivo não pôde ser processado. Nesse caso, uma mensagem de erro 404 ou uma mensagem de erro 403 aparece na tela do navegador em alguns casos.

Conclusão

Se você não conhecia o verdadeiro “bastidores” da internet, tenho certeza que agora você já sabe que os servidores web são responsáveis ​​por toda a funcionalidade dos sites e conteúdo que você visualiza em seu computador ou smartphone. 

 

O lado bom de aprender isso é que, agora você se junta ao grupo das pessoas que sabem sobre esse assunto, visto que muitas desconhecem.

 

Espero ter ajudado no seu entendimento 🙂

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.