Malwares: o que são? Onde habitam? Como se proteger disso?

Gostou? Compartilhe:

Os malwares são pragas virtuais que podem provocar sérios transtornos nos computadores alheios, inclusive invadir sistemas de grandes corporações. A função já é indicado pelo próprio nome desse programa, já que o termo malware é a junção de “malicious” com “software”.

Hoje já são desenvolvidos por hackers para atingir não só computadores, mas também dispositivos móveis como tablets e celulares.

Na maioria das vezes, a motivação dos hackers em desenvolver esse tipo de software é conseguir dinheiro (tanto com a proliferação do mesmo quanto em leilão na dark web).

Mas, ainda que isso não seja aceitável e nem adequado, não sabemos explicar o motivo dos outros malwares que são usados simplesmente para prejudicar o usuário.

Quer saber como evitar receber uma mensagem em seu computador que seu computador foi invadido por malwares? Continue acompanhando o conteúdo.

 

Qual a melhor forma de proteger o computador?

malwares

Sabemos que a prevenção é melhor do que a cura, não é mesmo? Pensando nisso, estamos aqui para recomendar o uso de antivírus para proteger seu computador. Assim você não vai se preocupar com a possibilidade dos malwares e outras pragas invadirem seu computador ou qualquer outro dispositivo móvel.

Além disso, é importante ter consciência em o que você deve ou não acessar. Isso inclui não abrir e-mails estranhos, não clicar em alertas inesperados, não interagir com perfis de pessoas desconhecidas nas redes sociais, não baixar programas com origem pirata e nem acessar sites impróprios.

Vale a pena sempre conferir se os provedores de qualquer arquivo são confiáveis e ler as análises sobre todos cuidadosamente.

Não podemos deixar de recomendar também o uso de um bloqueador de anúncios, para evitar que os hackers possam infectar seus dispositivos com banners e anúncios. Como não dá pra saber o que é confiável ou não, é melhor não correr o risco.

 

Como escolher um antivírus?

Para escolher um software de antivírus e saber que você pode usá-lo como estratégia de segurança em seu sistema operacional do computador, é extremamente necessário entender algumas questões para não baixar qualquer programa e acabar desprotegido ou até acabar trazendo malwares para o seu computador por baixar um programa malicioso!

Sabendo que antivírus fica responsável por fazer escaneamentos periódicos em sua máquina e verificar todos os arquivos presentes com o intuito de eliminar qualquer praga digital que possa danificar o equipamento – além de bloquear instantaneamente qualquer tipo de praga identificada ao tentar baixar algum arquivo malicioso -, você não precisa baixar outros programas para atuar na mesma função. 

Você sabia que esse tipo de programa é capaz de identificar malwares mesmo quando o arquivo não contém nenhum malware explícito? Só de apresentar suspeitas (de acordo com as análises do programa de antivírus), o arquivo já é impedido de ter acesso às informações do sistema como forma de precaução.

Por toda essa funcionalidade e eficiência que um software de segurança online pode oferecer, nunca tome a decisão de baixar antivírus do primeiro site que encontrar ou quando receber uma recomendação sem experiência ou embasamento. É importante buscar informações sobre todas as suas possíveis opções, procurando saber inclusive sobre a experiência da empresa responsável pelo software.

Se você estava pensando “como posso proteger meu computador contra malware?” por reconhecer que não é possível tentar evitar vírus sozinho e está indeciso sobre qual programa de antivírus escolher, nossa principal recomendação é: Conheça bem as marcas disponíveis.

Priorize empresas com especialidade e experiência no assunto. Geralmente são essas marcas que disponibilizam sistemas completos – desenvolvidos especialmente para garantir o melhor desempenho de sua máquina sem correr o risco de sofrer danos causados por qualquer vírus, além de oferecer recursos exclusivos.

Dê prioridade para aquelas que estão de acordo com o seu orçamento, são compatíveis com a sua necessidade e que disponibilizam soluções multiplataformas.

 

Deixe uma resposta

Name *
Email *
Website