Cuidados ao Alugar Imóveis na Internet

Gostou? Compartilhe:

Ao disponibilizar seu imóvel para aluguel online, é importante tomar alguns cuidados para que não haja nenhum tipo de conflito entre seus inquilinos e seus vizinhos, afinal, é preciso manter o respeito e bom relacionamento com ambas as partes envolvidas.

Por isso, adotar alguns cuidados é essencial por parte do locatário, a fim de que todas as relações sejam preservadas. Para entender melhor sobre o assunto, continue lendo.

Cuidados Ao Disponibilizar Seu Imóvel Online

Ao colocar seu imóvel sendo anunciado em apenas um ou vários dos sites que prestam esse tipo de serviço, você permite uma alta rotatividade de inquilinos no seu imóvel, principalmente se o mesmo está disponível para locações de curto prazo como 1 ou 2 dias.

imoveis internet

Nesses casos, é comum que os vizinhos reclamem do comportamento dos inquilinos, afinal, muitas vezes os inquilinos não possuem ciência das regras do condomínio e acabam falando alto em horário inapropriado no corredor além de outras atitudes que realmente causam incômodo.

E a própria rotatividade acaba sendo um problema por si só, principalmente pela circulação de pessoas que não pertencem ao condomínio e que estão usufruindo de sua estrutura juntamente com os moradores.

Uma alternativa para tentar melhorar essa relação entre inquilinos e vizinhos é deixar visível no imóvel um guia com as principais normas que você espera que sejam seguidas pelos inquilinos, para que as atitudes deles não gerem desconforto com os vizinhos.

Assim, você garante que terá orientado seus inquilinos sobre regras de bom convívio, como é o caso de não falar alto nos corredores durante a noite, utilizar a área comum de forma apropriada e todas as normas que prezam pelo respeito e convívio harmonioso no condomínio.

Multas e Sanções

Quando os inquilinos não possuem orientação ou não respeitam o que foi informado, o proprietário corre o risco de sofrer multas e sanções no condomínio.

Por isso, é importante que o proprietário do imóvel entenda um pouco sobre o que a lei fala com relação ao aluguel de imóveis residenciais por temporada, para que saiba como agir conciliando todos os interessados nessa situação.

Uma dúvida ainda muito comum é se de fato é direito dos proprietários utilizarem o imóvel residencial para locação por temporada, a advogada especialista em Direito Imobiliário Renata Sender esclarece essa questão “o proprietário tem o direito de usufruir o bem, inclusive locando por temporada, não podendo tal direito ser limitado pela Convenção nem pelo Regimento Interno do Condomínio, sob pena de indevida interferência no direito de propriedade do condômino”.

No entanto, é preciso entender que o inquilino não pode desrespeitar as normas internas do condomínio, assim como existem limitações com relação ao uso do imóvel para locação, na Lei de Condomínios e no Código Civil, em tópicos que exigem a utilização do imóvel de acordo com a destinação do edifício, não podendo usá-lo de forma prejudicial ao sossego, salubridade e segurança.

Com relação ao comportamento do inquilino, isso pode gerar multas e sanções para o proprietário do imóvel, uma vez que segundo Renata Sender “o condomínio poderá sempre se valer de multas em caso de perturbação e utilização nociva da propriedade que afrontam os bons costumes da comunidade, desde que estabelecidas na convenção e no regimento interno”.

Afinal, é preciso respeitar os demais vizinhos e compreender que conviver em condomínio requer um comportamento apropriado, sendo sempre uma boa alternativa orientar seus inquilinos com relação a isso.

Essa boa comunicação com os inquilinos, evita que o proprietário sofra uma sanção ou multa pelo comportamento inapropriado dos mesmos.

Locação de Quartos

Quando o seu objetivo é apenas locar um dos cômodos de seu imóvel, é mais fácil orientar seus inquilinos com relação às normas de convivência no condomínio.

Segundo Renata Sender, a lei é omissa com relação a esse tipo de aluguel, uma vez que alguns condomínios tentam coibir esse tipo de locação, o que em alguns casos é entendido como interferência no direito à propriedade do imóvel.

A dica é que sempre vale a pena consultar as regras do seu condomínio antes de disponibilizar um cômodo para aluguel, assim, você evita desgaste no seu relacionamento com vizinhos e o síndico.

Respeitar essas regras e utilizar o imóvel da forma mais apropriada possível, respeitando o direito dos outros condôminos é essencial para que problemas internos não virem brigas judiciais longas e desgastantes.

Cuidados Ao Escolher um Imóvel Online

Já para os que vão locar um imóvel para temporada, além de ter o entendimento de que você e sua família devem respeitar as regras do condomínio e os vizinhos também, é preciso ter alguns cuidados para não cair em nenhum golpe.

Um dos principais cuidados é escolher o imóvel somente em sites confiáveis que são especializados nesse tipo de prestação de serviço, sempre tendo o cuidado de não depositar dinheiro para desconhecidos como um sinal do aluguel.

Dessa forma, você diminui consideravelmente o risco de estar sendo iludido por uma pessoa de má fé, como costumamos ver com frequência quando se trata de aluguel por temporada, quando o proprietário age de má fé e aluga o mesmo imóvel para diversas pessoas na mesma data.

Lembre-se que você e as demais pessoas que irão utilizar o imóvel precisam respeitar as regras do lugar alugado para que possam ter boa reputação como inquilinos.

 

Deixe uma resposta

Name *
Email *
Website