Como limpar o teclado: de notebook, mecânico e muito mais!

Descubra também os cuidados que você deve ter para não danificar seu teclado

Saiba como limpar o teclado!

O teclado é uma das partes mais importantes de um computador, ou de um notebook, e sua manutenção é essencial para que ele tenha durabilidade, além de oferecer o melhor desempenho possível.

Existem, basicamente, dois tipos de teclado: o de membrana – o mais comum e mais usado popularmente; e o mecânico – mais utilizado por gamers por ele ter uma resposta mais rápida aos comandos do usuário.

Cada teclado tem sua limpeza específica e você saber isso vai fazer toda a diferença, já que a falta de higienização do periférico pode acarretar o acúmulo de sujeiras entre as teclas, o desgaste do material ou, até mesmo, a perda do dispositivo.

Para que você não passe por esses problemas, separamos neste artigo dicas importantes para você manter a limpeza do teclado do seu computador, ou do seu notebook, em dia e, assim, evitar de estragar essa parte tão importante da máquina. Continue lendo e confira todas as informações a seguir.

 

Como limpar um teclado de notebook

teclado

Agora que você entendeu a importância de manter o teclado da sua máquina limpo, que tal aprender algumas dicas essenciais para realizar a higienização correta do teclado do seu notebook e assim evitar problemas?

 

Confira a seguir o passo a passo de como realizar a limpeza do seu teclado e aprenda que você pode borrifar ar entre as teclas, que um pano de microfibra é o mais adequado, que algodão pode ser usado para tirar sujeiras mais grudadas e muitas outras dicas.

 

Desligue o notebook

A primeira coisa que você deve fazer antes de iniciar a limpeza do teclado é desligar o notebook. Isso porque, dessa forma, você evita digitar durante a higienização e diminui o risco de danificar os componentes internos do teclado ou editar errado algum documento importante. Se o notebook estiver carregando, o ideal é retirar da tomada para evitar choques.

 

 

Borrife ar entre as teclas

Depois do notebook desligado, a primeira ação que você deve tomar é a de borrifar ar entre as teclas para que qualquer tipo de impureza ou poeira acumuladas na parte interna do teclado saia.

 

Passe um pano de microfibra úmido nas teclas

Para terminar a limpeza das sujeiras entre as teclas, que vão sair com a borrifação de ar, você deve passar um pano de microfibra seco por cima do teclado. Com a parte superior do periférico totalmente limpo, o ideal é pegar um pano de microfibra e umedecer levemente o tecido, de preferência, com álcool isopropílico 70%.

O tecido de microfibra é o mais adequado para esta limpeza porque ele tem alta durabilidade e grande capacidade de absorção – o que ajuda a extrair o máximo de impurezas do teclado.

 

Use algodão para tirar sujeiras mais grudadas

Um bom material que ajuda tirar sujeiras mais antigas, e por consequência mais grudadas no teclado, é o algodão. Você pode umedecê-lo com álcool isopropílico 70% – assim como o tecido de microfibra – e esfregar suavemente no local sujo até a sujeira sair.

Essa fibra é a mais adequada para este tipo de sujeira porque tem espessura menos rígida, do que os tecidos em comum, e com isso você consegue friccioná-la com mais firmeza sem que arranhe ou danifique o teclado.

 

Como limpar um teclado mecânico

Agora que você conheceu o passo a passo de como limpar o teclado do seu notebook, você precisa aprender também como realizar a higienização correta de um teclado mecânico.

Para quem não conhece, um teclado mecânico é aquele que tem as teclas mais aparentes e sobressalentes à base do teclado. Eles se diferenciam dos outros porque têm resposta rápida aos comandos que acionamos neles, além de que cada tecla tem acionamento individual e contato independente – o que os tornam menos propensos a erros de digitação e muito bons para desempenho em jogos.

Esses teclados têm uma limpeza muito específica e é importante que a manutenção seja feita de forma recorrente. Confira a seguir o passo a passo de como higienizar um teclado mecânico.

teclado notebook

 

Remova as Keyscaps

Antes de iniciar a remoção das keyscaps de um teclado mecânico – que são as teclas – não esqueça de tirar uma foto para não esquecer a ordem delas na hora da remontagem. Depois de tirar a foto, é hora finalmente de remover as teclas.

O mais ideal é utilizar um extrator de teclas – ferramentas que geralmente vêm junto do teclado mecânico. Caso você não tenha a peça, é possível comprá-la em uma loja de eletrônicos. Se você não quiser adquirir a ferramenta, você consegue extrair as teclas com os dedos, mas é necessária muita atenção e cuidado na hora da remoção.

Depois que todas as teclas forem extraídas, você deve colocá-las de molho em água morna, com sabão neutro, e deixá-las por um tempo.

 

Tire a poeira

Enquanto as teclas estão de molho, você pode aproveitar para tirar a poeira acumulada na base do teclado. Para isso, utilize um pincel e um pano de microfibra – excelente para este tipo de limpeza já que é um material fino e de alta absorção. Ao finalizar a limpeza, seque o teclado cuidadosamente com um pano limpo e seco para que as teclas possam ser recolocadas.

 

Limpe as Keyscaps

O tempo ideal para que as keyscaps fiquem de molho depende do estado de sujeira e pode variar de 30 minutos a 1 hora. Após a passagem do tempo necessário, retire as teclas, lave-as para tirar o excesso de sabão, e depois seque-as com cotonetes e um pano seco e limpo – diferente do usado para secar a base do teclado mecânico.

 

Coloque as Keycaps novamente no teclado

Depois que toda a higienização estiver completa – da base e das keycaps – e que todas as peças do teclado mecânico estiverem secas, você pode colocar as teclas em seus lugares novamente.

Não esqueça de usar a foto que você tirou antes de começar a limpeza para colocar as teclas nos lugares corretos. Esse procedimento é fácil e com uma pequena pressão você consegue reinserir keycaps, mas cuidado para não pressionar demais e acabar quebrando o material.

Não deixe de conferir também os 10 melhores teclados mecânicos de 2022!

 

 

Deixe o seu teclado limpo com essas dicas!

Agora que chegamos no fim deste artigo, temos a certeza de que você tem todas as informações necessárias para fazer a melhor limpeza do seu teclado possível – seja de notebook ou de computador –, tanto de membrana quanto mecânico.

Não esqueça do passo a passo da limpeza de um teclado de um notebook: primeiro desligue o eletrônico, depois borrife ar entre as teclas, passe um pano de microfibra úmido nas teclas e use algodão para tirar as sujeiras mais grudadas.

Lembre-se também que o passo a passo da limpeza de um teclado mecânico é um pouco diferente: primeiro você deve remover as teclas, depois tirar a poeira da base, limpar as teclas e, por fim, reinseri-las na base. Além disso, não deixe de higienizar junto o mouse e o próprio notebook, que podem ficar engordurados após o contato com os dedos com o tempo. Confira também os 10 melhores notebooks de 2022!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.