Top 8 Melhores Objetos em Câmera Lenta

O mundo à nossa volta está cheio de objetos fascinantes, que nós ainda não nos demos conta. Por conta das nossas rotinas repetitivas e aceleradas, quase não paramos pra reparar no que nos cerca, não desenvolvemos a curiosidade nem a imaginação

Por exemplo, você já quis saber como é a superfície de uma moeda de perto? Como é a queda de um objeto no chão em câmera lenta? Graças à tecnologia que temos disponível hoje, conseguimos observar e realizar esses tipos de experimentos apenas com a câmera do celular.

Neste artigo, vamos explorar os oito melhores objetos gravados em câmera lenta, e como funciona a natureza por trás das câmeras. Além de descobrir novas curiosidades, se você está procurando por dicas para gravar um vídeo ou filmar objetos em câmera lenta, continue lendo nossas explicações!

Para gravar esse tipo de vídeo, além do celular, você vai precisar de um software para transformar o vídeo em câmera lenta, caso seu celular não tenha essa função.           Pensando nisso, fizemos uma seleção dos melhores programas para diminuir a velocidade do vídeo. Após a instalação, você só precisa deixar seu celular a postos para gravar o objeto desejado.

Vamos começar agora nossa listagem dos oito melhores objetos em câmera lenta. O melhor de tudo é que são objetos do nosso dia a dia, ou seja, você pode replicar a ideia em casa. Vamos lá?

 

8. Mola caindo em câmera lenta

Pode ser uma mola de metal, ou então aquelas “molas malucas” todas coloridas: primeiro, a mola se fecha por completo, fazendo com que o topo e a base se encontrem, e só depois ela cai no chão.

Como podemos observar na imagem, a mola cai mais rapidamente que o homem à esquerda pôde acompanhar! Quando a vista dele alcança a mola, ela já está além da metade do processo.

Para reproduzir este vídeo, você vai precisar apoiar sua câmera ou celular em algum objeto para mantê-lo em pé enquanto grava, ou usar um tripé, caso esteja disponível.

Achou curioso? Veja o próximo objeto:

 

         7. Bexiga estourando

Aproveitando o uso do tripé, você já pode filmar outro vídeo peculiar para a coleção em câmera lenta, e só precisa de uma bexiga. A maneira como ela estoura após se encher de ar não é curiosa?

Você pode gravá-la de várias formas, e ainda pode aproveitar e realizar uma gincana de balões! Basta chamar sua família e melhores amigos, e preparar uma gincana com algumas dessas brincadeiras para fazer em casa com bexiga.

 

O próximo item da lista vai deixar você salivando.

 

         6. Milho de pipoca na panela

Quem aí não adora uma bela pipoca? Pois agora, além de criar um vídeo super interessante em câmera lenta, de quebra você ainda vai fazer um lanchinho. Só vantagens, né?!

Para um resultado mais claro, o melhor é fazer como na imagem ao lado e colocar apenas um milho na panela – colocar vários de uma vez pode trazer um resultado final confuso para o vídeo.

Além disso, o mais importante é garantir a sua segurança para que nenhum acidente aconteça no meio do processo. Para isso, utilize o zoom da sua câmera para filmar a explosão de perto, enquanto mantém uma distância segura. Caso seja necessário, peça ajuda a um adulto.

Gostou da explosão? Se prepare agora para uma visão eletrizante:

 

         5. Raio caindo em câmera lenta

Raios e tempestades comumente são coisas assustadoras, e nosso primeiro instinto quando um toró começa é ir para dentro de casa, ligar a televisão e ficar aconchegado em um cobertor.

Dessa vez, na próxima chuvarada, convido você a fazer uma nova atividade: gravar um raio em câmera lenta. Repare bem nessa imagem, a olho nu nós não conseguimos enxergar nem metade desse espetáculo.

Conseguir a filmagem de um raio pode ser desafiador, já que não temos como prever quando ele irá cair, precisamos ficar atentos a qualquer sinal. Monte uma equipe com os amigos mais próximos e se prepare para chocá-los com essa imagem!

Bacana, não é mesmo? Vamos começar agora o nosso top 4:

 

         4. Prato de bateria

Toda bateria precisa de um conjunto de pratos, mas nesse caso aqui, estamos falando exclusivamente do címbalo. Você já viu o efeito de um címbalo sendo tocado em câmera lenta?

Repare bem no momento de impacto, quando a baqueta entra em contato com o címbalo, a força da colisão faz com que o címbalo não pareça ser sólido – veja só essas ondulações!

Para dar um efeito especial a mais em seus vídeos e GIFs em câmera lenta, você pode fazer como o rapaz da imagem acima e borrifar água no objeto a ser atingido, assim, no momento de impacto, várias gotículas vão voar em volta e dar esse efeito belo e inusitado. Você pode também, no lugar da água, colocar glitter ou pigmento colorido em pó para um ar ainda mais colorido, divertido e moderno.

Aproveitando a onda dos instrumentos musicais, aqui vai o terceiro lugar:

 

         3. Corda de violino

O violino é um dos instrumentos musicais mais belos e cheios de sentimento na música clássica, e ultimamente também vem sendo incorporado em músicas pop e eletrônicas. O que sabemos é um fato: para tocar o violino, ou ser um solista, é preciso muito esforço e dedicação.

No vídeo ao lado você pode ver em câmera lenta a reação causada pelo atrito entre a corda e o arco do violino. A física pode ser maravilhosa quando bem aplicada.

Se você não tiver um violino, qualquer outro instrumento de cordas serve, como um violão, cavaquinho ou ukulele. Se não tiver nenhum desses, você pode fazer o teste com um barbante esticado, um elástico amarelo de dinheiro ou até mesmo com um arame ou linha de costura. Basta esticá-lo bem, posicionar sua câmera e realizar o movimento para fazer a corda balançar.

Falando em Física, para este segundo lugar, vamos chamar também nossa outra amiga, a Química.

 

         2. Isqueiro acendendo

Você sabe como funciona um isqueiro? Ele é um artefato que depende tanto da física quanto da química para funcionar, mas que nunca paramos para pensar como funciona ou olhar de perto.

Começamos pela química, com o fluído ou gás de isqueiro, o gás butano, que permanece em sua forma líquida e só é transformado em gás quando apertamos o botãozinho vermelho; aí, entra a física, que é o que gera nossa primeira fonte de calor – aquela rodinha. Feita de aço, ela funciona em conjunto com uma pequena pedra metálica composta de ferro e cério, posicionada logo abaixo dela, para causar uma fricção quando a roda é acionada, produzindo algumas faíscas. Devido ao gás, estas faíscas entram em combustão e prontinho: você tem uma chama funcionando.

Na imagem, podemos observar bem atentamente ao espetáculo que é acender um isqueiro, e você também pode tentar fazer em casa! Caso não tenha um isqueiro, utilize um fósforo, e lembre sempre de pedir ajuda a um adulto.

Finalmente, chegamos ao primeiro lugar:

 

1.   Um soco na cara em slow motion.

Para reproduzir essa cena em casa, você vai precisar de um ajudante – ou melhor, um amigo bem chegado. Essa pessoa precisa ser corajosa o suficiente para estar disposta a levar um soco e ainda sorrir depois disso.

Observando a imagem, podemos ver como a pele do rosto se move por conta do momento de colisão; a pele do braço de quem desferiu o soco também sofre uma movimentação, embora bem menor.

Outra coisa que podemos observar é a fração de segundo que leva para o indivíduo afetado sentir dor: no momento exato em que o punho encontra o maxilar daquele pobre rapaz, podemos ver que ele ainda não esboça nenhuma reação, ou seja – seu cérebro ainda não processou a dor causada pelo impacto, e não enviou essa sensação de dor e alerta para o resto do corpo. Curioso, né?

 

Esse foi o nosso Top 8 Melhores Coisas em Câmera Lenta, e não esqueça de deixar um comentário contando o que achou! É claro que, além desses itens, você pode montar seu próprio top 8 com objetos diferentes que você encontra na sua casa mesmo.

 

Deixe a criatividade voar solta: você pode filmar o preparo de uma comida, alguém passando maquiagem, pássaros voando no céu ou até mesmo carros na rodovia, e então, com o melhor programa para editar vídeos, transformar essa filmagem em câmera lenta.

 

Independente do que será gravado, é garantido que os resultados sempre serão surpreendentes. Seja para relaxar, se divertir ou estudar, sempre faz bem olhar para o nosso mundo com outros olhos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.