Smart home, a casa do futuro para você ter agora

Saiba como a smart home consegue trazer mais praticidade para o seu dia a dia!

Você já imaginou poder ver quem está batendo na sua porta com apenas um clique no celular? Ou, então, ser capaz de desligar uma luz que foi esquecida no caminho do trabalho? Por mais futuristas que essas atividades parecem ser, elas na verdade estão se tornando parte do nosso presente a partir das casas inteligentes, ou smart home.

Com o avanço da inteligência humana, foi possível criar produtos de tecnologia que permitem que essas atividades sejam feitas e façam parecer que estamos vivendo no futuro agora.

Mas como uma smart home conseguem proporcionar tudo isso e muito mais? É isso o que você conhecerá lendo este conteúdo, no qual entenderá o conceito de uma smart home, seus benefícios e quais objetos da casa podem se tornar inteligentes!

O que é uma smart home?

Para entender o conceito de smart home, é preciso conhecer melhor a tecnologia IoT, ou Internet das Coisas. Essa tecnologia permite que objetos comuns do dia a dia, como sua geladeira ou as luzes da sua casa, se conectem à internet para trocar informações entre si.

Com a conexão, esses objetos passam a ser controláveis por dispositivos móveis, como seu smartphone ou um tablet, tornando possível ligar o ar-condicionado a distância ou pedir para a sua cafeteira preparar um café às 8 da manhã.

Quando essa tecnologia está instalada em vários ambientes da sua casa, você tem uma smart home, ou casa inteligente, que é capaz de reproduzir diversas tarefas a distância, a partir do controle do seu celular.

Quais as principais vantagens da smart home?

A principal vantagem de uma smart home é a praticidade que ela consegue oferecer às pessoas. A possibilidade de poder aquecer a água do banho quando está a caminho de casa ou então desligar uma lâmpada que esqueceu acessa é o tipo de facilidade que ela promove.

Porém, deixar sua rotina mais simples não é a única coisa que uma smart home consegue fazer. Na verdade, ela oferece diversos benefícios interessantes, como você verá a seguir.

Segurança

Uma smart home possui tecnologias que aumentam a segurança da sua casa. Funcionalidades como portas que abrem por biometria, câmeras que funcionam 24h com conexão Wi-Fi e bloqueios de vazamentos de água e gás são algumas funções que trazem mais segurança e permitem que você acompanhe a sua casa mesmo estando longe.

Conforto

A possibilidade de programar quando suas luzes vão ligar e poder ter o controle de todos os cômodos da sua casa a partir de um toque na tela é um grande conforto que uma smart home pode trazer para o dia a dia do morador.

Economia

Uma smart home precisa da energia elétrica para estar funcionando, mas, diferentemente do que se pensa, ela não gasta mais energia. O sistema consegue fazer você economizar o consumo de energia ao poder controlar quando um equipamento deve ou não estar ligado.

Desligar automaticamente uma luz ou o ar-condicionado em ambientes em que não há ninguém é algo que ajuda muito na sua conta de luz!

Quais ferramentas uma smart home possui?

Para que uma smart home consiga oferecer a você todas as vantagens citadas acima, ela precisa se conectar a diversas ferramentas ou objetos na sua casa para garantir maior conforto e controle dos equipamentos. A seguir, listamos alguns itens que a smart home possui e como eles ajudam no dia a dia das pessoas.

Assistentes virtuais

Quando se fala em smart home, o primeiro item que vem à mente são os famosos assistentes virtuais, como a Alexa da Amazon ou o Google Assistente. Eles estão presentes tanto nas telas quanto em caixas de som ou no seu smartphone e respondem a você a partir de comandos de voz simples.

Eles ajudam a controlar alguns itens da casa, como luzes e eletrodomésticos, e também podem responder perguntas, informando, por exemplo, como estará o trânsito ou o clima lá fora, para você sair de casa mais preparado.

Fechaduras com biometria

A smart home ajuda muito a aumentar a segurança da sua casa, e uma das formas que elas fazem isso é a partir das fechaduras que se tornam mais inteligentes. Elas podem ser abertas e fechadas a partir da biometria do morador ou então destravadas a partir da aproximação com o celular.

Além disso, também está sendo desenvolvido o uso de campainhas mais inteligentes, que possuem câmeras e se conectam ao celular do morador, permitindo que ele possa ver quem está batendo na porta.

Sensores para portas e janelas

Outra funcionalidade que ajuda na segurança são os sensores para portas e janelas, que notificam os moradores por celular quando alguém abre ou fecha portas e janelas da sua residência.

Os sensores também podem ser utilizados como gatilhos para que mais alguma ação seja realizada na casa. Por exemplo, é possível programar que as luzes acendam automaticamente após certo horário quando uma porta for aberta.

Lâmpadas automáticas

A funcionalidade mais famosa da smart home são as lâmpadas inteligentes. Ao serem conectadas aos smartphones dos moradores, é possível ligá-las ou desligá-las mesmo estando no trabalho ou com amigos em outro ambiente.

Com isso, a funcionalidade se torna uma ótima solução para quem sempre esquece as luzes ligadas quando sai de casa. Além disso, também é possível configurar as luzes para mudar de cor e criar um ambiente mais íntimo.

Eletrodomésticos inteligentes

Já pensou ter uma geladeira que consegue informar a você quando algum alimento está faltando? Ou quem sabe ter uma lava e seca que avisa quando as roupas estão limpas ou secas? Tudo isso é possível com os eletrodomésticos inteligentes!

Quem tem uma smart home consegue se dar ao luxo de controlar seus eletrodomésticos a partir de um clique no celular e, assim, poder lavar a roupa mesmo quando não está em casa ou então desligar televisores em cômodos que não tem ninguém para assistir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.