Lenovo anuncia recall de linha de luxo por risco de incêndios

Gostou? Compartilhe:

Quem investiu quase R$ 10 mil e esperava poucos problemas com a linha ThinkPad X1 Carbon 5ª da Lenovo, acabou sendo surpreendido com o anúncio de recall. O que impressiona é o tipo da falha que o notebook apresenta. Problemas com um parafuso solto na bateria, podem fazer até mesmo que o aparelho cause um incêndio.

Essa falha de fabricação atrapalha o sistema de resfriamento do notebook e faz com que um aquecimento acima do normal ocorra. A recomendação da empresa é para que os usuários parem de utilizar os aparelhos imediatamente e entrem em contato para obterem informações sobre o recall.

Estes são problemas pouco habituais entre as fabricantes de notebook. Por ser uma linha de luxo e com um número restrito de usuários, o ThinkPad X1 Carbon terá uma logística de recall facilitada. Linhas populares acabariam dificultando medidas como essa.

recall thinkpad x1 carbon

Recall ThinkPad x1 Carbon

Para saber se o seu notebook precisa passar pelo processo de remoção do parafuso solto, basta analisar a etiqueta. O aparelho terá o nome de “5th Generation Lenovo ThinkPad X1 Carbon”, sendo que os tipos 20HQ, 20HR, 20K3 e 20K4 são os que precisam ser enviados para a empresa. Você também pode fazer o processo através do site da Lenovo, clicando aqui e acessando a página de verificação.

Todos que estiverem dentro do grupo afetado, podem entrar em contato com a Lenovo pelo telefone 0800 701 4815. A ligação é gratuita e pode ser feita de segunda à sexta-feira entre as 8h e 18h.

“Em cooperação com a U.S. Consumer Product Safety Comission (CPSC, Comissão dos EUA sobre Segurança de Produtos de Consumo), e por questões de segurança pública, a Lenovo está voluntariamente realizando o recall de laptops ThinkPad X1 Carbon 5ª geração fabricados entre dezembro de 2016 e outubro de 2017.

A Lenovo detectou que um número limitado desses laptops podem ter um parafuso solto que pode danificar a bateria do laptop, causando o superaquecimento da bateria, ocasionando riscos de incêndio”, diz a empresa em comunicado lançado no site oficial.

Ainda segundo o comunicado, não foram registrados casos de explosões ou incêndios. Alguns aparelhos foram danificados, porém o prejuízo ficou restrito aos problemas do notebook. Todo o processo de inspeção será feito gratuitamente e após o contato dos clientes, a empresa enviará prazos exclusivos conforme a situação de cada usuário.

“A investigação e a análise da Lenovo determinaram que um pequeno parafuso solto, deixado na unidade durante a fabricação, pode danificar a superfície da bateria de polímero de íons de lítio e causar um curto, levando à descarga rápida de células da bateria. Esse defeito causou três falhas em campo. A Lenovo não recebeu nenhum relatório de incêndio”, explicou a empresa sobre a falha.

Deixe uma resposta

Name *
Email *
Website