Processador ou placa de vídeo: Qual a maior necessidade em cada caso?

Na hora de garantir um bom desempenho do seu computador, seja para uso comum ou para games, sempre surge a dúvida sobre qual dos dois é mais importante: placa de vídeo ou processador? Por conta disso, separamos todas as informações necessárias para sanar essa dúvida de uma vez por todas.

Mas, antes de partir para os próximos tópicos, você precisa ter em mente que ambos os equipamentos são fundamentais para o bom funcionamento de um computador ou notebook.

Ou seja, se você possui condições de ter os dois, o faça. Com isso, será garantida uma experiência muito mais satisfatória do que se tivesse apenas uma delas.

Em contrapartida, se você precisa escolher entre processador ou placa de vídeo, é só passar para os próximos tópicos que te mostraremos qual é mais viável.

Processador para PC

Um processador tem algumas funções primordiais no que diz respeito ao desempenho de um computador. Confira as principais atribuições desse microchip:

  • Acelerar o sistema;
  • Endereçar;
  • Preparar dados;
  • Resolver cálculos.

Em linhas gerais, a Intel (a maior empresa de controle de operação de sistemas do mundo) classifica os processadores como “pequenos cérebros”. Ou seja, essa pequena peça é a responsável por manter uma máquina funcionando.

Existem processadores de várias marcas, que oferecem funções para os mais variados gostos e desejos. Os mais recomendados são da empresa Intel, que possui uma linha de processadores denominada como Intel Core.

Para um bom funcionamento, o ideal é escolher o processador a partir do i5 da quinta geração. As gerações de processadores vão desde a primeira até a oitava.

Processador ou placa de vídeo

Placa de vídeo

Assim como foi mencionado no início do artigo, uma boa placa de vídeo em conjunto com um processador é o suficiente para dar conta de qualquer trampo, principalmente jogos online.

A placa de vídeo é responsável pelo controle e administração do vídeo que aparece no seu monitor. Ou seja, é nela que todo o processo gráfico é processado.

As placas embutidas são mais simples e estão presentes na maioria dos notebooks, por exemplo. Esse tipo de placa não é a ideal, pois não pode ser trocada e, na maioria dos casos, é muito fraca.

Por outro lado, as placas dedicadas são ideais para rodar jogar e softwares pesados, como editores de vídeo e foto.

Ao todo, duas marcas dominam o mercado das placas de vídeo, a Nvidia e a AMD. A mais recomendada pelos profissionais são as placas da linha GeForce, da Nvidia.

As placas de vídeo necessitam de uma fonte própria de energia, além de um cooler para evitar o superaquecimento da peça.

Processador ou placa de vídeo: qual a minha prioridade?

Todos os computadores possuem um processador, nem que seja o menos potente de todos. Mas, nem todos contam com uma placa de vídeo instalada de fábrica.

Portanto, o melhor a ser feito é escolher uma boa placa de vídeo para instalar na sua máquina. Se o processador atual for fraco, a placa gráfica será responsável pela demanda de vídeo e vai dividir o processamento total. Ou seja, na hora de escolher entre processador ou placa de vídeo, vai de placa, pois você vai se dar bem.

Deixe uma resposta

Name *
Email *
Website