Porta 80: O que é, para que serve e como funciona?

As portas de uma conexão virtual são acessos onde diversos pacotes de dados são transferidos entre computadores. Em se tratando de termos dentro da informática, as portas podem ter diversas finalidades, sendo elas: hardware ou software.

 

As portas de hardware, correspondem as entradas de um computador onde é possível acoplar cabos, pen drives, entre outros dispositivos. Já as portas de software, são o tipo de acesso onde é possível transferir dados diretamente pela internet.

porta 80

O tipo de porta de software, também é chamado de porta lógica. Isso porque esse tipo de porta corresponde as comunicações lógicas dentro de uma inteligência artificial. Cada uma dessas portas lógicas correspondem a diversos protocolos que executam funções importantes dentro de uma comunicação com a internet.

 

Dentre os tipos de protocolos mais comuns da internet estão o UDP e o TCP. Cada um desses protocolos englobam outros sub-protocolos divididos em números e classificações diferentes. Os números que classificam uma porta, ou protocolo TCP e UDP, são utilizados para classificar uma determinada porta de acordo com a sua função.

 

A porta 80, por exemplo, recebe esse número para classificar as suas funções realizadas dentro da rede de internet. Neste post, falaremos mais sobre essa porta e todas as suas principais características. A seguir você encontrará o que são protocolos TCP e UDP, quais são as suas principais funções, entre outras informações importantes sobre a porta 80. Confira tudo isso a seguir e entenda para que serve a porta 80:

 

O que são portas de internet?

 

Como já mencionamos, as portas são acessos que permitem a comunicação e a transferência de pacotes de dados entre computadores através da rede de internet. O termo “porta” deriva da palavra em inglês “port“, que quer dizer porta.

 

Originalmente, as portas foram chamadas em inglês de porto simplesmente por desempenharem funções semelhantes aos portos náuticos, onde é possível observar a transferência de mercadorias e pessoas. No caso das portas, o termo em português foi empregado através de um falso cognato. No entanto, o termo também se assemelha as portas convencionais que permitem a entrada e a saída de pessoas. Use o site Testar Portas Abertas para verificar se uma porta está aberta ou não.

 

As portas de internet são acessos comuns que seguem protocolos específicos de acordo com as funções desempenhadas. Dentre os protocolos mais comuns que regem as portas estão o TCP e o UDP. Esses dois protocolos são constituídos por sub-protocolos que desempenham funções específicas. No geral, todas as funções desempenhadas tem como principal objetivo transferir dados de um computador para outro.

 

O que é TCP?

 

O protocolo TCP é o mesmo que “Protocolo de Controle de Transmissão“. Esse protocolo está entre os mais importantes que constitui toda a base da internet. Por ter toda essa responsabilidade, o protocolo TCP está quase sempre associado ao Protocolo da Internet (IP).

 

A principal característica do protocolo TCP é o envio de dados dentro de uma sequência correta, sem erros e com garantia de entrega. Nesse caso, podemos definir que o protocolo TCP desempenha um grande papel dentro da comunicação com a internet, sendo que é possível garantir o recebimento de dados e o sequenciamento das informações através deste protocolo.

 

O protocolo TCP é tão importante em uma comunicação com a internet que ele está envolvido na camada 4 dentro das camadas de transporte. O seu nível hierárquico, faz com que o TCP esteja ligado as principais aplicações cibernéticas, como é o caso do SSH, HTTP e o FTP.

 

O que é UDP?

 

Já o protocolo UDP, que quer dizer “User Datagram Protocol“, constitui as camadas mais simples de uma conexão com a internet. No entanto, esse protocolo também tem funções importantes dentro da rede, sendo a principal delas o envio rápido de pacotes de dados.

 

Os protocolos UDP são considerados como funções simples dentro das camadas de transporte. Sendo assim, a confirmação do recebimento de dados não é realizada através do UDP. Nesse caso, temos uma agilidade na entrega de dados com uma certa perda da qualidade no envio.

 

Mas isso não significa que o protocolo UDP não seja eficiente. Ele é muito utilizado na transmissão de vídeos em tempo real, por exemplo. Nesse caso, a perda de dados não compromete a comunicação entre computadores, mas gera uma certa perda na qualidade do envio se observarmos um vídeo com muito “delay“.  

 

O que é porta 80?

 

A porta 80 é o protocolo de internet que corresponde a diversas funções empregadas aos protocolos TCP e UDP.  Isso porque a sua principal função está entre alternar entre os protocolos utilizados na internet para oferecer melhores resultados na transferência de dados.

 

Dentro dos códigos de informática, a porta 80 recebe o nome de “www-http“, que também significa “World Wide Web HTTP“. Ao alternar entre um protocolo e outro, a porta 80 estabelece conexões rápidas ou eficientes, dependendo da necessidade principal do envio do pacote de dados. Além disso, essa porta é responsável por transferir páginas em WWW.

 

Como a porta 80 está diretamente ligada ao protocolo TCP, a sua segurança é a sua principal característica dentro das conexões entre computadores. Isso porque todos os protocolos TCP carregam a necessidade de confirmar o recebimento de dados, o sequenciamento exato e o diagnóstico de erros.

 

No entanto, essa não é a única ligação estabelecida para a porta 80. Essa importante porta também tem relação direta com o HTTP, que é o mesmo que “Hypertext Transfer Protocol“. O HTTP também é um protocolo de internet com funções únicas e muito importantes.

 

No caso do HTTP, a sua principal função é estabelecer uma comunicação para colaborativos, distribuídos e hipermídia. Além da porta 80, o protocolo HTTP também está presenta na porta 8080.

Mas essas não são as suas únicas características. O protocolo HTTP é muito importante para a camada de aplicação da internet. Além disso, ele serve como uma base para que exista a comunicação entre o World Wide Web, que é a rede mundial de computadores. Através dessa comunicação é possível transferir diversos tipos de dados, sendo eles: textos, sons, vídeos, hipertextos, figuras, entre outros.

Deixe uma resposta

Name *
Email *
Website