Notebook na tomada Vicia a bateria? Saiba aqui!

Gostou? Compartilhe:

Mito ou verdade? Entenda se notebook na tomada vicia a bateria e acompanhe a explicação sobre o caso

Muitas pessoas quando compram um notebook e passam a utilizar com frequência, observam que com o passar do tempo a bateria passa a não durar, você acaba tendo que utilizar o mesmo na tomada boa parte do tempo. Há quem diga que a bateria “viciou” ou que isso seria causado por usar muito tempo ligado direto a tomada. Mas afinal, notebook na tomada vicia a bateria ou não? vamos entender o que é verdade e o que é mito no artigo de hoje. Acompanhe!

Notebook na tomada Vicia a bateria?

É comum ouvirmos falar que a bateria do notebook não permanece muito tempo carregada porque está viciada. Porém, sabe-se que hoje, em notebooks mais atuais, as baterias são de lítio, não viciam ou sofrem o “efeito memória”, muito encontrado em máquinas mais antigas. O fato é que a bateria não vicia! Somente vai sofrendo um desgaste de sua vida útil, diminuindo gradativamente a duração das suas cargas.

 

Notebook na tomada Vicia a bateria

Hoje em dia, as baterias para notebook, celulares, mp3, tablets e etc., são feitas de outros materiais que acabaram com esse “vício”.  Entre eles, está o Íon Lítio. Uma bateria de íon lítio é  muito mais resistente e possui maior capacidade de armazenamento. Essas baterias não têm o efeito de memória, ou seja, elas não vão viciar. Isso acontece devido aos estudos de seus componentes e sua formação.Ainda assim,  é bom não deixar sua bateria descarregar ao zero. Sempre que possível mantenha um nível de 40% a 60% de carga.

Toda bateria tem uma vida útil

A medição da vida útil da bateria não é feita pela quantidade de anos de uso, mas por uma quantidade estimada de carregamentos. Cada bateria de lítio tem cerca de 200 a 500 ciclos de carga, que variam de acordo com a marca e o uso adequado. Com o uso contínuo, a capacidade energética da bateria se reduz gradativamente. Portanto, não há uma validade pré-estabelecida sobre sua duração. Logo, naturalmente a bateria perde a sua eficiência.

Não deixe esvaziar a carga ate o fim

Quando o computador utiliza toda a carga da bateria, um ciclo completo da vida útil que ela possui é utilizado. Os ciclos são esgotáveis, como já dito anteriormente, mas podem ter seu desempenho prolongado conforme haja um pouco de carga na bateria. O ciclo não finaliza, de fato, permitindo que a vida útil da sua bateria seja maior.

O que estraga a bateria no fim das contas?

  • Muitos Ciclos de carga e descarga: toda bateria tem um número máximo de vezes que pode ser carregada e descarregada.
  • Subir Nível de voltagem: quando maior o nível de carregamento medido em volts por célula, mais curta será a vida da bateria.
  • Altas temperaturas: ambientes com temperatura acima de 30ºC podem causar danos irreversíveis ao componente.

Mas então deixar na tomada estraga a bateria  do notebook ou não?

Respondendo de uma forma bastante resumida: deixar ligado o notebook na tomada não prejudica a autonomia de bateria. Esse mito é tão comum quanto o “efeito memória” em baterias de lítio, e não por poucos motivos. A verdade é que o sistema de energia de um notebook ou smartphone é muito mais sofisticado do que parece. Em especial pelas proteções envolvidas, já que o próprio notebook “corta” o carregamento quando a carga chega a 100%, sendo alimentado diretamente pela corrente elétrica.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que tenham gostado das informações e que consigam cuidar dos seus notebooks com essas dicas

Já falamos aqui em outro artigo se o notebook hp é bom, sugiro leitura do mesmo.

Sugestões de reviews, dúvidas e dicas sobre notebooks podem deixar nos comentários.

Deixe uma resposta

Name *
Email *
Website