Notebook NÃO LIGA e NÃO CARREGA. Veja o que fazer!

O notebook é ferramenta indispensável de trabalho e estudos para a maioria das pessoas. Mas, e se meu notebook não carrega e não liga. O que fazer? Essa é uma situação delicada e, nem sempre, seu desfecho é feliz. Acaba sendo necessário recorrer a assistência técnica autorizada, de acordo com a marca do seu aparelho.

 

Nesse caso, além de desembolsar um considerável valor financeiro, é preciso ficar alguns dias sem o seu notebook, dependendo da intensidade do reparo. Quando o notebook para de funcionar, sem nenhuma explicação e depois de várias tentativas nada se resolve, não tem como manter a calma. Principalmente quando estamos usando-o para desenvolver uma atividade importante.

notebook, and two persons on white background
notebook, and two persons on white background

Portanto, se você estiver nessa situação, antes de se desesperar completamente, é possível realizar alguns testes simples que podem funcionar. Ao optar por isso, é importante ponderar sobre a garantia do seu notebook, pois se ainda estiver dentro do prazo, pode ser que uma das tentativas interfiram no seu direito de poder acioná-la e você perca a garantia do seu produto. Mas, se não estiver mais no prazo e quiser arriscar, pode conseguir resolver seu problema sozinho.

 

Passo a passo – Meu notebook não carrega e não liga. O que fazer?

Nada mais frustrante que meu notebook não carrega e não liga. O que fazer? Na hora de resolver o problema, apesar dificuldade em identificar onde está o problema. Isso acontece pelo fato dos componentes do notebook, como monitor e teclado, estarem todos em uma só caixa, o que impede isolar as partes e realizar testes em cada um deles. Mas é possível realizar o reparo com um pouquinho de paciência.

Um dos possíveis causadores do problema, é simples, a falta de energia na tomada. Verifique se a sua fonte de alimentação está funcionando corretamente. Para realizar o teste, plugue-a na tomada e observe se alguma luz irá acender. Se a resposta for positiva e a luz acender, então o problema não é a tomada. Caso a resposta for negativa, teste o aparelho em outra saída de energia. Apesar dessa solução parecer um tanto quanto óbvia, é muito comum que alguns usuários se deparem com esse tipo de situação no seu cotidiano.

notebook-acer-quais-os-pros-e-contras

Outro item a ser verificado é a fonte. Em alguns casos, o problema está no desgaste dos cabos desse componente fundamental para o funcionamento do seu notebook, a fonte. Para verificar se esse é seu caso, mude os fios de posição, balançando os cabos e veja se a luz de identificação de carga sofre alguma alteração. Mesmo que ele apenas pisque, o problema pode ser um mau contato. Para confirmar isso de fato, você pode ainda, testar outra fonte igual no seu notebook. Com isso, você terá certeza de que o problema está apenas no aparelho de alimentação e não no notebook em si.

A bateria também tem muito a dizer nesse tipo de situação. Se após realizar os testes e ter certeza que o problema não está na fonte, é hora de testar a bateria. Para fazer essa verificação, você precisa remover o componente do aparelho e ligar o seu notebook à fonte de energia. Se nesse procedimento o computador ligar normalmente sem a peça da bateria, o problema está, sem dúvidas, na bateria.

Enfim, se você realizou todos os testes corretamente e agora está certo de que a sua fonte está funcionando sem falhas, então é muito provável que a causa do mau funcionamento seja a bateria. Em todos os casos desse tipo, a solução somente acontece com a compra de uma nova bateria para reposição. 

Fiz os testes, mas meu notebook carrega e não liga. O que pode ser?

Enfim, se diante todos esses testes você percebeu que a bateria e a fonte estão funcionando normalmente, a última alternativa é que o problema esteja no notebook em si, nos seus componentes internos.

Você pode realizar o teste para ver se o problema é na máquina apertando o botão de liga/desliga e observado se as luzes indicadoras vão se acender.

Se nesse momento o seu notebook se comportar como se estivesse funcionando, mas sem apresentar mudanças na tela, o problema pode estar no monitor, muitas vezes, no cabo flat. Para ter certeza disso, é simples. Conecte o seu notebook a um monitor externo utilizando um cabo HDMI ou VGA, de acordo com o modelo do seu computador. Então, se a tela externa funcionar, procure uma assistência técnica especializada para efetuar a troca desse item.

Com a assistência você poderá pagar pelo serviço e também pela peça que vai precisar ser trocada. Nesses casos, entre aquelas que mais precisam de reparo, são o HD, placas de vídeo, e o cabo flat do monitor, citado acima.

Você pode evitar essas situações tomando alguns cuidados ao utilizar seu notebook. Manter o aparelho longe de líquidos que possam derramar e invadir sua parte interna é o mais importante de todos os cuidados. Além disso, o modo de usar também deve ser levado em consideração.

assistencia netbook

Muita gente tem mania de terminar de usar o notebook e apenas abaixar a tela, sem optar por desligar o computador completamente e encerrar seu uso. Apesar de parecer ser muito prático não precisar esperar o notebook ligar sempre que for utilizar, isso pode gerar uma série de problemas no seu computador. Isso acontece, pois, mesmo com a tela abaixada, ele continua funcionando e exigindo de seus componentes o funcionamento integral. É como se ele estivesse 24 horas por dia funcionando, sem descanso.

Por isso, sempre que terminar sua tarefa, clique no menu e encerre seu computador corretamente, fechando todos os aplicativos que estiverem abertos, salvando os documentos importantes e, ao terminar, guarde-o em um local seguro.

Todos esses cuidados irão prolongar a vida útil do seu computador e minimizar as chances de você ficar na mão no meio de uma atividade importante. Não se esqueça de fazer limpezas periódicas, principalmente no teclado, para retirar resíduos e sujeiras que podem danificar o funcionamento interno do seu notebook.

Já falamos aqui sobre como comprar chromecast mais barato, sugiro leitura do artigo.

Gostaram das dicas? Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários!

3 thoughts on “Notebook NÃO LIGA e NÃO CARREGA. Veja o que fazer!

  1. Thatiana dezembro 5, 2017 at 1:03 pm

    Meu notbook nao ta ligando, acende as luzes mais nao carrega. Alguem pode me ajudar?

  2. Anderson dezembro 20, 2017 at 2:03 am

    As vezes é so limpara as memorias

  3. edna fevereiro 19, 2018 at 1:28 pm

    foi útil pra me adquiri conhecimento mas meu teclado esta repetindo as letras oque pode ser

Deixe uma resposta

Name *
Email *
Website