Dicas importantes para deixar seu notebook mais seguro

Photo by Kaboompics // Karolina >>> License: CC0 Public Domain

Dicas para deixar seu notebook mais seguro

Os antivírus são importantes na proteção do sistema operacional. Entretanto, por mais que sejam eficazes, somente eles não bastam para proporcionar uma alta segurança no mundo virtual. Por isso, abaixo, seguem algumas medidas relevantes que ajudam a aumentar o nível de proteção dos sistemas.

Usar uma VPN (Rede Virtual Privada) — VPN é um modo de interligar distintas redes localizadas, separadas da internet. Para isso, ela faz o uso de protocolos de segurança que permitem a confidencialidade da informação que percorre via conexão VPN ou do próprio sistema de rede. Resumidamente, este serviço protege sua conexão com a internet, criptografando todos os dados que você envia e recebe online.

“Os melhores serviços de VPN têm um bom equilíbrio de recursos, localização de servidores, protocolos de conexão e preço. Alguns são ótimos para uso ocasional, enquanto outros são feitos para burlar restrições de localização que algumas empresas aplicam”, explica Cadu Silva, especialista em tecnologia no portal Canaltech.

Escolher sites e aplicativos confiáveis — Umas das principais precauções que se deve ter é com aplicativos e sites de fontes desconhecidas. Ao baixar aplicativos, procure saber se a empresa tem boa reputação e verifique se há alguma página sobre segurança do sistema na página do fornecedor, como é o caso da PokerStars, por exemplo.

Além de verificar o certificado e sistemas de segurança das páginas, uma outra dica, que é bem simples, é acessar a seguinte página Who Is Net. Nessa página, é possível verificar algumas informações importantes do site que está acessando (ou quer acessar).

Usar criptografia de dados e senhas eficazes — Dentro dos HDs há muitas informações confidenciais armazenadas. Detalhes bancários, senhas de e-mail, endereço residencial, documentos pessoais, fotos, enfim, todas essas informações, se caírem em mãos erradas, pode se transformar em enorme dor de cabeça. Uma boa maneira de tentar diminuir as chances de uma eventual invasão é criptografar o HD e também fazer o uso de senhas fortes.

A criptografia completa de disco protege todos os dados do notebook. Mas também há a opção de criptografar programas e arquivos específicos. Programas como Microsoft Word, Microsoft PowerPoint, Dropbox, por exemplo, há opções de criptografar arquivos específicos e definir senhas para os mesmos.

É necessário criar senhas fortes com combinação eficiente de letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos. Geralmente, as senhas mais complexas não são fáceis de memorizar. Uma boa dica é usar um programa de gerenciamento de senhas, ou então, apelar para o bom e velho papel.

Usar navegadores seguros — Pode parecer clichê, mas é preciso ficar atento aos níveis de segurança dos navegadores que estão instalados no notebook. Em agosto de 2017, o portal Olhar Digital fez um rigoroso teste de segurança nos principais navegadores, e o considerado mais seguro foi o Google Chrome.

“Por regra, um vírus não pode se instalar no computador a partir do acesso a um site de internet e o hacker é obrigado a oferecer o vírus em um download. Mas, se o navegador de internet tiver uma falha de segurança, um site pode instalar um vírus silenciosamente ao ser visitado”, afirma Altieres Rohr, fundador e editor do portal Linha Defensiva.

Sempre atualizar o sistema operacional e aplicativos — As atualizações de sistema operacional e aplicativos, além de aprimorarem recursos e consertar problemas comuns, também são disponibilizadas com intuito de cobrir importantes falhas de segurança. Portanto, lembre-se de não ficar adiando atualizações, elas são vitais para uma maior proteção na rede.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que tenham curtido nossas dicas e que consigam com sucesso deixar seu notebook mais seguro. Para quem está procurando notebook para comprar, sugiro ler o artigo sobre notebooks até 2 mil reais.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!

 

 

Deixe uma resposta

Name *
Email *
Website