Como usar a mesma internet em duas casas? – Confira 3 maneiras diferentes!

Como usar a mesma internet em duas casas?

Tem como compartilhar a internet entre residências que não ficam no mesmo pátio, ou até ficam, mas não compartilham o mesmo teto? Como podemos compartilhar a mesma rede wifi sem ter que pagar por duas conexões diferentes? A qualidade da conexão é comprometida nesses casos?

A internet é algo indispensável nos dias atuais, principalmente porque não conseguimos nos conectar com outras pessoas a não ser através dela. Plataformas como WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter, Telegram, entre outras, são mais necessárias atualmente do que as ligações comuns que realizávamos há um tempo atrás.

Para se ter uma noção, uma pessoa com um chip ativo e recarregando sazonalmente somente para que ele não seja cancelado, nem mesmo precisa realizar ligações rotineiras. Até mesmo se o número for cancelado, o WhatsApp continua funcionando, com você conseguindo falar com quem quiser através de ligações e chamadas gratuitas pelo app mensageiro.

Porém, para poder usufruir de todos esses benefícios, é necessário ter uma conexão com a internet que seja de alta qualidade, como a que é oferecida através o telefone de Televendas Americanet. Muitas vezes, esse valor pode ser um pouco caro para uma pessoa sozinha, mas pode sair barato quando compartilhamos com outros, como nossos vizinhos.

É por isso que, no conteúdo de hoje, vamos ensinar a como usar a mesma internet em duas casas. Dessa forma, será possível compartilhar a conexão de apenas uma rede wifi, usando a mesma ou até mesmo um cadastro diferente, mas ainda sim pagando apenas um boleto mensal. Leia conosco e saiba mais sobre o assunto. Vamos lá!

Como usar a mesma internet em duas casas?

internet duas casas

Afinal, como usar a mesma internet em duas casas? Como vamos responder essa pergunta, já ficou claro que se trata de algo que é possível ser feito. Não há nenhum problema quanto ao compartilhamento de internet para outras pessoas, a não ser que esse compartilhamento seja feito sem consentimento do titular da internet.

Quanto à provedora da internet, essa nada pode fazer sobre o assunto a não ser prestar serviço de assistência técnica, principalmente se você decidir usar um repetidor, que é a primeira das três formas que vamos ensinar de como proceder nesses casos. Portanto, caso queira saber como usar a mesma conexão em duas residências, faça o seguinte:

Instale um repetidor na segunda casa

A primeira casa, e com isso queremos dizer a que vai ficar com o roteador principal, terá a melhor conexão. Isso acontece porque o roteador principal fica nessa residência, ou seja, recebe o fio da internet fibra que vem pelo poste, e, portanto, toda a conexão pela casa acaba sendo superior do que na segunda casa.

Nestes casos, seria interessante instalar um repetidor na segunda casa. Trata-se de um dispositivo que age conectado via próprio wifi ou então fio com o roteador principal. Dessa maneira, tanto a conexão quanto os dados da rede serão as mesmas na casa secundária.

O repetidor apenas faz o trabalho de “reforçar” o sinal da internet que vem da primeira casa. Os dados de login, incluindo servidor e senha continuam sendo os mesmos.

Instale um roteador na segunda casa

Um repetidor, como foi mencionado anteriormente, funciona como uma espécie de roteador, para espalhar o sinal da rede em outro local. Porém, a sua potência não é como a de um roteador. Nestes casos, se o sinal ficar muito fraco, o ideal seria instalar um segundo roteador na outra casa.

Nesta situação, além do roteador principal da rede na primeira casa, o fio da fibra que vem do poste continua até a segunda casa, sendo conectado no outro roteador. Aqui, a conexão ainda é a mesma, mas a rede pode ser outra.

Assim, a primeira rede pode ser “Casa principal” com uma senha, e a segunda rede, da outra casa, pode ser feita com dados diferentes, como “Casa secundária” e outra senha. Consequentemente, o sinal ficará mais forte tanto na primeira quanto na segunda casa.

Apenas compartilhe a senha da rede

Em caso de casas muito próximas e roteadores potentes, não há porque instalar um repetidor ou outro roteador, como no caso de casas de dois andares, em que famílias diferentes moram em cada um dos andares. Neste caso, um simples compartilhamento de senha deve resolver o problema.

A conexão da rede é comprometida?

Já explicamos como usar a mesma internet em duas casas, mas e a qualidade da internet quando isso é feito? Diminui? Como deve imaginar, sim. É necessário pensar bem antes de fazer isso, pois é bem possível que a rede fique fraca em ambas as residências.

Recomendamos que a conexão tenha uma quantidade alta de mega, acima de 100, com a instalação de dois roteadores potentes em ambas as residências. Caso muitas pessoas compartilharem a mesma rede, então considerem contratar um pacote ainda maior, até que fique algo bom para todos. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *