Como capturar vídeo com a webcam: dicas práticas

Gostou? Compartilhe:

Você sabe como capturar vídeo com a webcam? Se não sabe, pode ser uma ótima ideia aprender para começar a incrementar a sua estratégia de Marketing Digital, usar em um canal no Youtube ou muitas outras finalidades. 

Especialmente para quem não tem os recursos necessários para financiar a gravação de vídeos com equipamentos mais sofisticados, a webcam pode ser uma ferramenta útil para quem deseja fazer alguns vídeos rápidos.

Mas como capturar vídeo com a webcam? Qual o passo-a-passo para essa tarefa? É o que veremos logo a seguir!

Como capturar vídeo com a webcam?

Gravar video pela webcam é uma das maneiras mais fáceis de registrar a sua própria imagem para um projeto audiovisual, seja de qual for o seu nível.

como capturar vídeo com a webcam

A primeira e mais fácil maneira de gravar video pela webcam é com o auxílio do Google Chrome. Pois é, o seu próprio navegador poderá ajudá-lo em como capturar video com a webcam. Excelente, não é mesmo?

Existe uma extensão que ajuda a gravar videos pela webcam diretamente do seu navegador. Ela se chama Screencastify e você pode baixá-la ao clicar no link ao lado. Depois de baixá-la, basta instalá-la e começar a usar. 

Depois de instalar a extensão, você precisará logar nela com a sua conta Google (seu email do Gmail, por exemplo). A extensão ainda tem a opção de “Salvar automaticamente os seus vídeos no Google Drive”, o que pode ser útil caso você queira, mas pode ser facilmente desmarcado se quiser.

Depois de logar, o Screencastify pedirá autorização para acessar sua webcam e microfone. Autorize tanto na tela da extensão, quanto na notificação do Chrome que abrirá em seguida.

O próximo passo para configurar o software é selecionar o tipo de uso que você dará a ele. São 5 opções: Estudante, Educador, Usuário Corporativo, Usuário Governamental ou Outro.

Com tudo configurado, é hora de começar a gravar videos pela webcam. Para isso, clique no ícone do Screencastify que estará do lado da URL no navegador. 

Aparecerão as opções de que tipos de inputs que você quer registrar, como só a sua webcam ou a webcam e o resto da tela, se também quer áudio do microfone ou não, enfim… configure como quiser.

Quando estiver tudo configurado, basta dar ok e começar a gravar. Depois, quando quiser encerrar, e é só clicar no ícone do canto superior direito e apertar o botão Stop.

Finalizada a gravação, abrirá um menu com opções para upar o vídeo no Youtube, Google Drive ou baixá-lo para o seu PC, além de contar com um mini-editor para fazer pequenos ajustes no material.

Como capturar video pelo Youtube ou Facebook

Também é possível gravar videos pela webcam usando o Youtube e o Facebook, embora você tenha bem menos recursos nessas duas plataformas.

Basicamente, o procedimento que você busca é o de fazer uma live. As duas plataformas contam com a opção “Iniciar transmissão ao vivo” nos seus menus e basta clicar nelas para começar a transmitir.

Depois de gravar o quanto quiser, basta selecionar a opção de deixar o conteúdo salvo nas respectivas plataformas. Se quiser, você ainda pode baixar o vídeo para o seu computador, editá-lo e então colocá-lo na Internet novamente.

Em que usar o vídeo capturado na webcam?

Existe muitas utilidades para um vídeo gravado pela webcam de um computador. Depende apenas dos seus objetivos e criatividade, claro.

Por exemplo, o pessoal da Sagicapri Produtora já usou vídeos gravados pela webcam para o material de e-learning de alguns clientes e também na produção de vídeos explicativos.

A gravação pela webcam é muito útil para esses dois formatos pois ela traz mais proximidade do espectador com a pessoa no vídeo, o que ajuda na transmissão de lições e conhecimentos.

Muitas empresas, por exemplo, usam os recursos do vídeo da webcam para explicar como usar seus produtos e tirar dúvidas dos clientes, o que gera uma proximidade maior e uma relação mais forte entre as partes.

Quem não é empresa também conseguirá usar os vídeos gravados pela webcam para muitas coisas. Existem vários canais no Youtube que são populares atualmente e produzem conteúdo ao estilo vlog usando somente suas respectivas webcams.

Já outras pessoas usam o material para enviar vídeos para conhecidos e familiares que moram longe. Com a imigração de brasileiros para países da OCDE crescendo 24% em 2019, cada vez mais pessoas contam com membros da família morando no exterior. Nada como um vídeo curto para matar a saudade de quem está longe, não é mesmo?

Seja como for, existem várias utilidades agora que você já sabe como capturar vídeo com a webcam. Portanto, é só colocar o seu conhecimento em prática e soltar a criatividade nos vídeos que você vai produzir em seguida.

E aí, que tipo de vídeo você está pensando em fazer? Vai usar o conhecimento obtido para uma estratégia de marketing ou só para criar o seu canal no Youtube? Conte pra gente nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

Name *
Email *
Website