Zoom Chamadas de vídeo é seguro? Saiba tudo aqui!

Gostou? Compartilhe:

Aplicativo muito usado em tempos de home office para reuniões envolveu-s eme polêmica: afinal, o zoom chamadas de vídeo é seguro?

Em tempos de quarentena do corona vírus, muitas empresas migraram a forma de trabalho, para o home office.Com isso, muitos softwares de video chamadas, voltaram a ser bastante usados, como por exemplo o skype, zoom, dentre outros. Mas será que esses softwares não tem nenhum problema? O zoom mesmo, recentemente se viu em uma polêmica, e no artigo de hoje vamos debate sobre ela. Afinal: o zoom chamadas de video é seguro? Acompanhe!

O que é o Aplicativo Zoom?

zoom chamadas de vídeo é seguro
Zoom app.

O software/aplicativo ZOOM Cloud Meetings é um aplicativo gratuito para celulares e computadores.Ele oferece a melhor qualidade de vídeo, áudio e compartilhamento de tela disponível no mercado, podendo ser utilizado no Windows, Mac, iOS, Android, Blackberry e Linux. Com ele, é possível fazer conferências por vídeo com uma ou mais pessoas – até 25, para sermos mais exatos -, o que é um número bem útil. Ele também funciona no computador, que é o motivo de ter feito tanto sucesso, já que é um aplicativo/site multiplataforma. Com o recente aumento do número de pessoas fazendo reuniões com ele, recentemente saiu a notícia de que o aplicativo teria sido hackeado e os dados dos usuários expostos.

O zoom foi hackeado?

Nao necessariamente. O que tem acontecido é que algumas reuniões que as pessoas deixam como públicas(qualquer pessoa pode entrar) tem sido invadidas por pessoas que entram só para xingar, exibir indecências ou somente atrapalhar, numa atitude que ficou conhecida como “zoom bombing”.  O FBI está pedindo para que escolas, empresas e outras instituições evitem a realização de reuniões abertas e divulgadas publicamente. As autoridades têm recebido relatos de que conversas dessa categoria estão sendo “bombardeadas” com imagens impróprias, que envolvem pornografia, violência e outros temas, apenas por motivos de zoeira.

De acordo com a divisão de Boston da agência, os relatos sobre esse tipo de ato estão sendo registrados com cada vez mais frequência e teriam como principal intuito a gravação de imagens para postagem em redes sociais. As “trollagens” também seriam voltadas à interrupção das atividades dos órgãos atingidos, apesar de não se tratarem da exploração de falhas de segurança ou causarem danos a eles.

Zoom Chamadas de vídeo é seguro?

Depende. Em primeiro lugar: a plataforma parece recolher mais informações dos usuários do que ela deveria. Até o dia 29 de março, as políticas de privacidade da plataforma continham um parágrafo realmente assustador e que lhe permitia, basicamente, compartilhar seus dados com empresas parceiras desde que você tenha consentido com isso (o que, teoricamente, acontece ao simplesmente instalar o cliente da Zoom em seu computador). Tal texto foi modificado após certa polêmica, mas a política continua duvidosa.

zoom chamadas de video é seguro

Videochamas caíram na internet

O Zoom oferece a possibilidade de gravar as reuniões e o esse material pode ficar guardado no computador do usuário ou nos servidores do programa. Nesse último caso, a pasta usada para guardar os arquivos não estava protegida, deixando milhares de chamadas expostas na Internet.mais de 15 mil usuários tiveram seus dados expostos.

Devo parar de usar o aplicativo?

Bom, mesmo com suas falhas, o aplicativo ainda é muito bom e estável. Analistas recomendam que não use ele com reuniões que contenham dados de empresas sensíveis e sigilosos, que apenas os utilizem em reuniões familiares e onde os dados não são importantes, como festas e coisas do tipo.

Alguns cuidados a se tomar quando for usar o aplicativo:

  • Deixe suas reunioes como privadas, jamais como públicas
  • Se for compartilhar a tela, não compartilhe ela toda,mas apenas o pedaço do powerpoint ou planilha que for mostrar
  • Deixe microfones e câmeras sempre desligados e deixe pra ligar so na exata hora de aparecer e falar
  • Quando não estiver usando a camera, sugiro tampar com fita adesiva.

Conclusão

Bom, esperamos ter alertado sobre os problemas que a plataforma zoom video chamadas tem enfrentado e que após ler voc6es consigam tomar medidas e ficarem mais seguros.

Já falamos em outro artigo sobre o xwatch smartwatch que é bem legal, sugiro a leitura do artigo.

Sugestòes e dicas podem deixar nos comentárrios.

Fonte: Canal tech

Deixe uma resposta

Name *
Email *
Website