SEO para advogados: como utilizar?

Independente se você é um advogado em Jaraguá do Sul ou qualquer outro canto do país, é importante investir no marketing digital, principalmente nas técnicas de SEO. Isso porque, por meio delas você consegue colocar seu site no topo das pesquisas do Google, alcançando mais pessoas e atraindo mais clientes para seu escritório de advocacia em Jaraguá do Sul.

 

No entanto, muitos advogados estão ocupados com suas tarefas e não sabem como utilizar o SEO. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje para explicar melhor sobre ele e te ajudar a se destacar nos mecanismos de busca, como o Google. Vamos lá? 

 

O que é o SEO? 

Em resumo, o SEO é um conjunto de técnicas que tornam seu site otimizado para que os mecanismos de busca, como Google, Bing, Yahoo!, entre outros, lhe reconheçam e o incluam em suas páginas de resultados. Mas, além disso, quando utilizado estrategicamente, o SEO pode colocar sua página em posição de destaque, trazendo mais visibilidade e aumentando consideravelmente o número de acessos. Sendo assim, as chances de você converter essas pessoas em clientes são maiores. 

Como usar o SEO na advocacia?

 

Então, agora que você sabe o que é SEO, é hora de saber como utilizar a técnica na prática. Portanto, confira abaixo nossas dicas: 

 

Utilize as palavras-chave certas

 

Utilizar palavras-chave relacionadas ao seu trabalho é fundamental, mas é importante utilizá-las estrategicamente, a fim de garantir um bom resultado. Sendo assim, é importante pesquisar quais são os termos mais buscados, de acordo com os conteúdos que seu público-alvo se interessa, além de saber quais são as principais expressões relacionadas e variações da palavra-chave. Essa pesquisa pode ser feita na própria ferramenta do Google, conhecida como Keyword Planner. 

 

Então, depois de definir a palavra-chave, é hora de produzir o conteúdo relacionado à ela. 

 

Produza conteúdo de valor

 

Como falamos, é importante produzir textos e conteúdos com as palavras-chave mais procuradas por seu público-alvo. No entanto, é primordial que eles ofereçam algum valor para sua persona e que contribuam de alguma forma para sua vida. Sendo assim, não basta apenas escrever por escrever, mas sim ter em mente que você está conversando com um cliente, ou seja, alguém leigo. Justamente por isso, é fundamental deixar de lado o linguajar jurídico e falar a língua de seu público. 

 

Mantenha a frequência

 

Outro ponto que merece ser destacado é a frequência na produção de conteúdo para o Blog. É claro que não há necessidade de escrever todos os dias, mas é necessário manter a constância, que pode ser entre um a dois posts por semana, ou mais se tiver tempo disponível. Além disso, se puder escrever somente um por mês, isso também será válido, desde que você seja consistente. Mas, tenha em mente que você não pode sacrificar a qualidade pela frequência, priorizando sempre textos claros e fáceis de ler. 

 

Tenha boas URLs

 

Uma URL amigável significa que o endereço de seu site seja fácil de ser entendido e memorizado, sendo indicado que seja curta e com palavras relacionadas ao conteúdo da página. Isso porque, URLs com números e símbolos são mais complicadas, o que pode atrapalhar no posicionamento do site, além de dificultar a memorização por um visitante. Sendo assim, personalize as URLs, deixando-as curtas e com as palavras-chave adequadas. 

 

Utilize imagens otimizadas

 

Imagens otimizadas podem impactar bastante no desempenho de seu site, fazendo com que ele consiga carregar mais rápido e permitindo que o Google reconheça as figuras a partir de determinada pesquisa. Além disso, a imagem não pode ser muito grande ou pesada, pois o site pode ficar lento e impactar na taxa de rejeição. Como consequência, o Google irá entender que é um site ruim e prejudicar o posicionamento. 

 

Inclua links internos e externos

 

Os links ajudam não apenas a enriquecer o texto, mas também a influenciar no SEO para advogados. O ideal é que você coloque links internos, mencionando um artigo de seu site em um post, pois assim o usuário permanece mais tempo por ali. Já o link externo ajuda a dar mais credibilidade à matéria, principalmente se for de fontes oficiais. 

 

Consiga backlinks

 

Por fim, conseguir que outros sites e plataformas incluam links de seu Blog em seus respectivos sites também é muito relevante para o SEO, pois com isso o Google entende que seu site oferece bons conteúdos e é indicado por outros. Ainda que seja uma estratégia mais difícil, não é impossível. Você pode fazer Guest Posts e focar em conteúdo de qualidade, pois assim as pessoas irão indicar seu site sem que você precise fazer algo para isso. 

 

Portanto, com as dicas do post de hoje temos certeza que você será capaz de otimizar seus resultados. Mas, é importante ter em mente que, se você não tiver tempo ou não entender tão bem do assunto, o ideal é contar com a ajuda de especialistas para te ajudar e orientar.


Por fim ja falamos em outro artigo sobre como escolher notebook para advogados, leia e fique por dentro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *