Quanto custa para criar um aplicativo? 6 dicas para criar o seu app

Você já se perguntou quanto custa para criar um aplicativo? Neste artigo, vamos lhe trazer algumas dessas informações.

Desenvolver um aplicativo pode ser uma excelente estratégia de marketing para sua empresa, principalmente se você lida com venda de produtos ou precisa de contato direto com seus clientes. Mas, um aplicativo precisa de um planejamento estratégico muito bem feito para que seja viável.

Se você chegou a esse artigo procurando quanto custa para criar um aplicativo saiba que vamos explicar um pouco mais sobre o processo de criação de um aplicativo. Por trás de cada aplicativo, seja ele de uma loja virtual, produtividade ou notícias Iphone, existe o planejamento e o custo do desenvolvimento.

Então, já anote as informações preciosas que vamos te passar aqui e se prepare para começar o planejamento do seu aplicativo.

Quanto custa para criar um aplicativo?

Fonte: Pexels

 

Como funciona o desenvolvimento de um app?

Quando falamos em desenvolvimento de aplicativo tem muitas coisas que precisam ser levadas em consideração, desde a usabilidade até a finalização da programação, tudo tem um custo.

Quanto mais difícil for a programação do aplicativo, mais caro fica o seu projeto.

Também é preciso entender que dependendo do tipo de aplicativo que você estiver criando, o valor também vai mudar. Cada tipo de projeto, seja ele de loja virtual, notícias Iphone, planejamento de equipes, mobilidade ou apostas, cada aplicativo vai ter características específicas e requisitos necessários para funcionar.

Quanto mais complexo, mais cara vai ser a produção do aplicativo.

 

Quanto custa para criar um aplicativo? Qual o valor aproximado para criar um app?

Como falamos acima, cada tipo de aplicativo vai precisar de um tempo de produção e desenvolvimento diferente, então, cada projeto vai acabar tendo um valor específico. É difícil dar um valor exato para o desenvolvimento de um aplicativo, porém é possível chegar a uma estimativa.

Pode-se esperar que o valor aproximado da criação de um aplicativo fique entre 150 mil e 500 mil reais, mesmo que os projetos possam ser mais caros.

É importante entender que quando falamos em valor de um aplicativo, estamos falando em muito mais do que o valor gasto com a programação do aplicativo. Estamos falando sobre todos os custos necessários durante o desenvolvimento, implementação e manutenção do aplicativo.

Outro fator que pode influenciar o valor final do projeto é em que dispositivos você pretende que ele funcione. Muitos aplicativos são programados para funcionar apenas em celulares com Android, mas também tem a possibilidade de fazer o aplicativo rodar na função web ou no Iphone e isso pode acabar alterando seu valor.

 

Como criar um aplicativo?

Criar um aplicativo é uma tarefa que pode ser difícil, então, separamos algumas dicas importantes para a criação de um aplicativo.

Colocar sua ideia no papel

O primeiro passo para a criação de um aplicativo é colocar suas ideias no papel. Para isso é necessário fazer uma pesquisa extensa de uma série de fatores que vão influenciar no desenvolvimento do seu app.

Responde perguntas do tipo:

  • Qual o público-alvo que você quer atingir?
  • Quais são os recursos que você precisa que seu aplicativo tenha?
  • Existe algum aplicativo que tenha a mesma função que o seu?
  • Você pretende monetizar o seu app?
  • Qual o valor para investimento que você tem disponível?

 

Pesquise e encontre a melhor tecnologia para sua criação

Existem 2 tipos básicos de tecnologia que você pode optar, são elas:

Nativos: esse tipo de tecnologia é utilizado em cerca de 80% dos aplicativos que estão no mercado atualmente e estão na vanguarda do desenvolvimento de aplicativos. Criar um app nativo possibilita criar múltiplas saídas para cada sistema operacional.

Progressive Web App (PWA): esse tipo de tecnologia permite que qualquer tipo de dispositivo o acesse. Ele não requer download e é um modelo responsivo que vai se adaptar em qualquer tela. Mesmo que as taxas de tráfego web estejam fixadas em quase 67% na utilização de celulares, o PWA garante esse uso de forma adaptada e mantendo o site utilizável.

 

Coloque a mão na massa

Ou contrate alguém para colocá-la por você! Nesse ponto você vai colocar dar início ao seu aplicativo e nesse momento é importante decidir se você vai fazê-lo por conta própria ou se vai contratar uma agência para fazê-lo.

Desenvolver seu app por conta própria: você pode fazer toda a programação do seu aplicativo, caso você entenda de programação e garantir que seu projeto será realizado a tempo.

Contrate uma agência ou uma equipe de desenvolvedores: sempre existe a possibilidade de contratar alguém que trabalhe como desenvolver e saiba realizar as programações necessárias para que o desenvolvimento do seu aplicativo seja finalizado.

Use um app builder: eles são plataformas que podem ser gratuitas ou não e que possibilitam a criação do app sem precisar entender de códigos e programação. Normalmente as plataformas App Builder prometem ser de fácil utilização e desenvolvimento.

 

Faça testes em todas as funcionalidades do seu app

É importante testar todas as funcionalidades do seu aplicativo para ter certeza de que tudo estará funcionando, então se programe para testá-la antes de disponibilizá-la para o público.

Os testes são importantes pois com eles você pode identificar os problemas e corrigi-los.

Teste a velocidade de resposta aos comandos básicos: seus comandos básicos como botões e o caminho entre as páginas precisam estar funcionando com perfeição.

Corrija as falhas: depois de identificar as falhas e problemas, você precisa corrigir tudo antes de levar o aplicativo para o público.

Avalie o desempenho das funções em baixa conexão: nem todas as conexões são rápidas e acaba se tornando extremamente importante que as funções rodem em todas as conexões.

Certifique-se que a navegação seja intuitiva e eficiente

 

Finalize a publicação do seu aplicativo

 

Escolha quais são as formas de download do seu aplicativo. Você pode adicioná-las no google play, na apple store ou em outras plataformas para download. Também pode disponibilizá-las como APK e distribuir aos interessados.

Nesse momento, se a tecnologia escolhida for a PWA, você só precisa se certificar de que o link está funcionando e disponibilizá-lo para uso. Como essa tecnologia não precisa de download, esse é um ponto que você pode pular.

 

Melhorias constantes

 

Se você pensa que depois de publicar o seu aplicativo você não vai precisar mais se preocupar com ele, você está profundamente enganado. Depois do lançamento são necessárias atualizações constantes para que todas as funcionalidades continuem ativas e funcionando com perfeição.

Gostou do nosso artigo sobre quanto custa para criar um aplicativo?

Receba nossas novidades:

criar um aplicativo

Tecnico

Problogger, profissional de SEO e empreendedor digital , compartilhando dicas e relatos aqui no site do Notebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *