Placa de vídeo para notebook: veja qual escolher!

Observar as características da placa de vídeo para notebook é um fator primordial para quem deseja comprar um notebook para jogos. Leia a matéria e veja dicas para encontrar um aparelho com uma boa placa.

A placa de vídeo é responsável por permitir a execução de vídeos no computador. Quanto mais potente ela for, melhor a sua performance para rodar jogos, animações e filmes em geral.

Placa de vídeo para notebook
Para rodar jogos, o notebook precisa ter uma boa placa de vídeo. (Foto: Divulgação)

Entendendo a placa de vídeo para Notebook

Poucas pessoas compreendem, de fato, o trabalho de uma placa de vídeo no computador. Em geral, essa peça recebe as informações do processador e assim reproduz as imagens em pixels na tela.

Considerada uma das partes mais importantes do hardware, a placa de vídeo pode ser encontrada em diferentes versões, desde o modelo básico até o mais avançado. A escolha do melhor componente para a sua máquina dependerá das suas necessidades quanto usuário e do orçamento disponível.

Vale ressaltar, ainda, que a placa de vídeo do notebook funciona com cinco itens fundamentais para que aconteça o processamento gráfico. São eles: processador, memória, ventilador, dissipador de calor e conexão com a placa-mãe.

Dicas para escolher placa de vídeo

Veja a seguir algumas dicas para acertar na escolha da placa de vídeo:

Reconheça as suas necessidades

Caso você queira comprar um notebook para jogos, então opte por uma placa de vídeo com mais memória e processador rápido. As peças com ventiladores e dissipadores bem visíveis também costumam apresentar excelente desempenho.

Você não tem a intenção de jogar games modernos ou produzir animações em 3D? Então não existe a necessidade de comprar uma placa de vídeo top de linha. Um modelo mais simples desse componente de hardware serve perfeitamente para atividades do cotidiano, como navegar na internet e checar e-mails.

Placa de vídeo para notebook

Fique de olho na taxa de quadros

Para descobrir o poder de uma placa de vídeo, é muito importante observar a taxa de quadros por segundo. Esse dado informa quantas imagens completas a placa é capaz de reproduzir por segundo. Um jogo de ação moderno, por exemplo, requer uma placa com no mínimo 60 frames por segundo para que as animações sejam exibidas com transições suaves.

Observe o processador e a memória

Na hora de escolher a placa de vídeo do notebook, considere a velocidade do processador, pois ele é o grande responsável por transformar dados binários em imagens.  A memória se destaca como outro componente importante para se observar na máquina, afinal, ela dá suporte para todo processamento gráfico.

Considere o orçamento

O preço de uma placa de vídeo varia de R$300 a R$1.000, tudo depende do tipo, da potência e da marca. Pesquise bastante para encontrar um modelo compatível com as suas necessidades e que cabe no bolso.

Onde comprar mais barato?

Nas 2 loja abaixo você encontra a preços excelentes, clique e confira:

 

Para escolher a melhor placa de vídeo, é muito importante encontrar um equilíbrio entre os fatores citados acima. Afinal, não adianta comprar uma placa com grande capacidade e processador ruim.

Deixe uma resposta

Name *
Email *
Website