Macbook lento? Travando? veja dicas do que fazer! [RESOLVIDO]

Veja o que fazer seu voce esta com o macbook lento, travando e com dificuldades para usar. Veja o passo a passo do que fazer para resolver o problema

Quem compra um computador ou notebook da apple, sabe que não sai barato é realmente um alto investimento. E com certeza dá muita raiva quando depois de alguns meses de uso percebemos o nosso macbook lento. Ou ate mesmo travando de vez em quando. Mas antes de sair reclamando da marca ou ligando para o suporte, existem algumas coisas que podemos verificar para tentar resolver isso. Mas antes, vamos falar um pouco sobre os motivos que podem deixar seu notebook apple lento. Acompanhe conosco!

Macbook lento – por que isso ocorre?

macbook lento

Existem alguns motivos que sempre são encontrados nas assistencias, que podem fazer com que seu mac fique lento, veja alguns:

  • Aplicativos instalados em exesso, arquivos e dados desnecessários;
  • Muitos registros e conteúdos de cache;
  • Muitos arquivos desnecessários na area de trabalho;
  • HD lotado de dados
  • Malware
  • Falta de manutenção preventiva
  • Softwares desatualizados, que ficam travando

É o mac como um todo que esta lento ou só apps que usam internet?

Quem trabalha 90% do tempo com safari, whatsapp web e outros softwares que usam a conexao, pode achar que o notebook esta lento, mas a culpa ser somente da internet. Uma internet ou navegação lenta pode ser causada por problemas com o roteador ou sua conexão de internet em geral, o que significa que seu Mac está perfeitamente bem!

Veja como verificar sua internet:

Primeiro, acesse www.speedtest.net e confira a velocidade de conexão da sua internet. Se der algum erro ou alegar lentidao, pode ser interessante reiniciar o roteador ou mesmo entrar em contato com seu provedor para que eles verifiquem se algum problema esta ocorrendo.

Agora que voce ja tem certeza que sua internet esta ok, e o problema é realmente o seu macbook, veja o que pode ser feito.

Dicas para deixar seu macbook mais rápido

Algumas delas podem soar simples mas ajudam bastante:

Atualize seu sistema

A não ser que voce tenha um mac muito antigo e daí o novo sistema não suporte seu modelo, é bem comum que atualizar seu sistema operacional deixe ele mais lento e com recursos mais atualizados.Para atualizar:

1- Clique na maça no canto esquerdo superior

2- Sobre este mac

3- Clique no botão de atualização de software.

Desinstale programas que voce nao usa

Alguns programas carregam assim que voce liga o macbook. Ainda que voce não use, ele carregar o atualizador automático que fica verificando por atualizações. Ou simplesmente deixa algo ali na barra de ferramentas. Ok, isso consome pouca memória, mas e se voce tiver 3…4..5 programas desse que nem usa? Desinstale qualquer programa que voce não usa, isso ajuda a deixar o mac mais rápido.

Remova itens da inicialização

Conforme falamos acima, mesmo que voce tenha deixado so programas que realmente utiliza, alguns deles inicializam agentes ou programas de forma desnecessaria e isso gasta memoria. Remover esses itens vai fazer o Mac liga rmais rápido. E como fazer isso? Siga os passos abaixo:

1- Clique na maça lá em cima no canto esquerdo da area de trabalho

2- Acesse Preferências do Sistema > Usuários e Grupos e clique no seu nome de usuário.

3- Em seguida, clique em “Itens de Início”, escolha o que voce nao quer que seja aberto ao ligar o Mac e clique no sinal de menos,  “-” na parte inferior da janela. Assim voce remove o que não precisa.

itens de inicio

 

Elimine processos que consomem muita memória

Assim como o windows tem o gerenciador de tarefas o mac tem o monitor de atividades.Ele nos mostra 5 recursos diferentes: CPU, Memória, Energia, Disco e Rede. Se o seu Mac estiver lento, preste atenção especial à seção CPU. Ela mostra como os processos afetam a atividade da CPU (processador). Clique no nome de uma coluna, como % CPU, para ordenar todos os apps pela quantidade de CPU usada.

Desative efeitos visuais no seu macbook

Claro, esses efeitos deixam seu mac com um aspecto modernoso e tecnologico, mas ao mesmo tempo podem deixar ele lento. E se voce usa pra trabalho e nao pra exibir pros outros, pra que deixar esses efeitos ativos? Desativar isso pode ajudar a deixar ele mais rapido.

Veja como fazer:

  1. Clique na maça la em cima no canto direito
  2. Entre em Preferências do Sistema > Dock.
  3. Desmarque estas opções: “Animar abertura de aplicativos” e “Ocultar e exibir o Dock automaticamente”.
  4. No menu local ao lado de “Minimizar janelas usando”, selecione Efeito Escala.

efeitos visuais mac lento

Video tutorial como deixar macbook mais rapido

No video do canal super apple eles explicam mais coisas que podem ser feitas:

Considerações Finais

Bem pessoal, esperamos que as dicas sejam uteis e que tenham resolvido o problema do seu macbook lento.

Por fim ja falamos em outro artigo sobre o brazino jogo da galera que é bem interessante.

Sugestões e dicas deixe nos comentários

Aficcionado por Tecnologia,computadores, paixão por games, desde a época do pentium133. Macmaniaco e entusiasta do android. Junior escreve aqui no Notebook sobre sua paixão e ajuda os leitores com seus tutoriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.