Criar um site: veja em que detalhes investir!
Criar um site é uma etapa muito importante para todas as empresas. Um projeto de web aliado a uma estratégia digital bem pensada resultará em grande visibilidade na internet resultando na conquista de novos clientes.
Mas o que você pode fazer para garantir que seu site seja eficiente e bem posicionado no Google?
Desenvolver um site eficaz significa torná-lo parte de uma estratégia global de comunicação digital. Seu projeto de presença online também deve respeitar parâmetros técnicos básicos que iremos abordar agora.
O objetivo de criar um site
O que você propõe? (Produtos, serviços, ambos)
Qual o tipo de negócio? (Produtor, revendedor)
Quais são seus objetivos? (Site de demonstração, aquisição de clientes, vendas online), curto prazo, médio prazo, longo prazo?
Qual é o seu público-alvo? (empresas, consumidor final)
O que o público alvo vai buscar no seu site? Como podemos atender às suas expectativas?
O que você tem disponível para o projeto? (Orçamento e recursos humanos)
Traçando o projeto para criar um site
Com os objetivos bem definidos, chegou a hora de colocar seu projeto no papel e desenhar o seu novo site. Essa é a melhor hora para atentar-se a todos os pontos iniciais necessários para criar um site redondinho com os parâmetros do Google e outros serviços de busco.
Tempo de carregamento
Frequentemente, o tempo de carregamento de um site aumenta drasticamente devido à codificação pesada. Um site mal desenvolvido e mal construído pode demorar para carregar todos os elementos da página e gerar uma péssima experiência para o usuário, isso afeta diretamente o seu SEO.
Formato responsivo
O site deve ter um web design responsivo e se adaptar a todas as mídias e ao tamanho de todos os tipos de tela: computadores, tablets e smartphones. É importante que o seu projeto online seja exibido corretamente no celular.
Conteúdo rico
Criar um site com pouco conteúdo terá dificuldade em ter uma boa classificação no Google. Uma boa reputação aliado ao conteúdo de qualidade permiti obter uma boa posição nos resultados dos motores de pesquisa. A criação de conteúdo exclusivo envolve um trabalho aprofundado sobre o assunto e artigos com mais de 600 palavras, estruturados em H1, H2 e H3 facilitarão a leitura dos robôs dos mecanismos de busca.
Fotos e design
Um site bonito e bem organizado pode ajudar a conquistar o leitor, use fotos livres de direitos autorais, leves e de alta resolução. O design do site tem que ficar de acordo com a identidade visual da sua empresa, contrate um bom profissional de artes gráficas para deixar tudo em harmonia.
O mercado das artes digitais está crescendo, hoje em dia os designers podem vender suas artes no mercado de NFT, você deve estar se perguntando o que é NFT? Basicamente é um número de registro que dá ao comprador a autenticação de proprietário de uma peça de arte.
Linkagem interna
Links internos e externos tornam o conteúdo da página mais completo e a leitura mais viva e divertida.
O que são links internos? Estes são os links que interligam as páginas do seu site. Por exemplo: quando você for publicar um artigo, coloque links no meio do texto que levem a outros artigos com tema semelhantes publicados também no seu site, dessa forma o leitor pode ler vários textos com informações que se complementam. O Google adora links internos porque mostram profundidade em seu site.
Backlinks de qualidade
Links externos também são muito importantes. Você pode obter backlinks produzindo conteúdo exclusivo e enviando para seus parceiros, por exemplo. O melhor é obter links de entrada de sites que abordam os mesmos assuntos que o seu.
Palavras-chave e títulos e descrições Meta
Palavra-chave, título e meta descrição de suas páginas, até a data de publicação desse conteúdo, são os critérios de SEO mais importantes na leitura do Google e demais motores de busca.
A palavra-chave é o termo de pesquisa que o usuário digita na barra do buscador, é importante que ela esteja presente no títulos e meta descrição da página. Antes de criar um site ou publicar um artigo é imprescindível selecionar os termos que serão usados como chave.
Otimização de SEO
O conteúdo de um site deve ser otimizado para os resultados da pesquisa orgânica. Isso permitirá que você gere mais tráfego. O site deve conter arquivos técnicos de robots.txt e sitemap bem configurados. Palavras-chave, títulos e meta descrições devem ser bem escritos. Ajudaria se você também preenchesse as descrições das imagens na tag ALT. Elas são usadas para fazer referência às imagens no Google e, claro, você deve estruturar o conteúdo de suas páginas.
Após criar um site vem a divulgação
Uma boa estratégia digital integra a sua nova página na web com criação de conteúdo nas redes sociais.
Pense sempre em divulgar o seu site, principalmente nas redes sociais mais acessados pelo seu público alvo. Adicione conteúdo de qualidade regularmente e compartilhe-o com os seus seguidores. Envolva-os e comunique-se com eles.
Conclusão
Se você chegou até aqui parabéns! Os tópicos tratados nessa postagem é um guia para iniciantes e profissionais que pretendem desenvolver um projeto do zero. Lembre-se que criar um site é trabalho constante, não é apenas colocar a página no ar e pronto, eventualmente algumas manutenções precisarão ser feitas como alterar os banners, acrescentar menus e subcategorias à medida que as coisas forem fluindo.
Se nos permite finalizar com um conselho: “escute o seu público” sim! Converse com o seu público alvo, trate ele como um amigo escreve o conteúdo para ele, assim com toda certeza o seu projeto alcançara o sucesso.