Como usar WhatsApp Web em 2 PCs

Dia após dia, a velocidade do atendimento a um cliente tem que aumentar. Pessoas têm cada vez mais pressa, e nem sempre os problemas são simples, e com o aumento de clientes às vezes acaba gerando um engarrafamento de atendimentos, o que gera clientes irritados e em muitos casos mal-educados que vão estar sedentos para falar mal do seu negócio para os amigos e dar avaliações ruins pela internet, ou seja, o pesadelo de qualquer ramo de negócios.


Quem é usuário do Whatsapp Business literalmente já deve ter tentado se dobrar em dois e abrir a função Web em dois computadores diferentes, só para ver um fechando para que o outro fosse aberto. Então a pergunta que não quer calar é: tem como usar o Whatsapp Web em 2 Pcs e evitar a frustração de ver um dos dois fechando?

A resposta pode parecer confusa: Sim, e ao mesmo tempo não.

Como usar WhatsApp Web em 2 PCs

Você pode, é claro, ter duas linhas e aí na verdade poderia abrir o WhatsApp Web em quantos computadores quisesse para cada linha que tivesse. Uma opção pouco prática e muito gastona, principalmente pensando que cada linha requer um celular e consequentemente um plano, até para que a linha não seja cancelada.

Se a pergunta for: como usar WhatsApp Web em 2 PCs ao mesmo tempo com o mesmo número, a resposta muda. Sozinho, o WhatsApp infelizmente não tem essa função, algo que pode mudar no futuro no Whatsapp Business com a vindoura função de multiusuários, algo que podemos apenas sonhar no momento já que nem data temos para essa mudança, mas até lá, existe outra forma que tem ganhado muita popularidade e é cada vez mais usada por todo tipo de negócio. Utilizando os chamados APIs.

O que é um API?

 O “Application Programming Interface”, ou na nossa língua tupiniquim “Interface de Programação de Aplicativo” é um padrão de interface para programação, ou em termos menos técnicos, é basicamente quando uma empresa cria um software ou plataforma e permite que terceiros criem para esse software ou plataforma.

Um bom exemplo são os plug-ins de navegadores, ou mesmo o IOS e o Android, que permitem que empresas e usuários criem aplicativos para serem rodados em suas plataformas. Dessa maneira, no que diz respeito ao WhatsApp, empresas podem criar funções novas para ele, prestando serviços terceirizados que podem ser contratados à parte pelos usuários, nesse caso, donos de empresa.

Atenção para IPS legais

Uma atenção que o usuário interessado em saber como usar WhatsApp Web em 2 PCs através de IPS tem que ter, é usar somente aqueles que são parceiros reais do WhatsApp, e não usar de forma nenhuma aplicativos que na verdade estão apenas burlando o sistema. 

Um bom exemplo são aplicativos que clonam sua conta para que o sistema não perceba que está aberto em mais de um lugar. Pode parecer mais “barato”, mas tais ações podem gerar problemas legais, além de violar os termos do WhatsApp, o que pode resultar em suspensão de horas, que pode chegar a dias e em alguns casos mais graves até perda da conta. Pesquise bem antes e entenda quem é o parceiro oficial do aplicativo.

Quais APIs usar?

Existem alguns parceiros clássicos do WhatsApp, como por exemplo o Sirena. O Sirena é fácil de configurar, sendo simples e automatizado em boa parte. Com funções que vão além de abrir o Whatsapp em mais de um computador, ele permite criar “robôs”, os famosos chatbots, para responder conversas vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. 

Vale ressaltar também que chatbot é a função mais usada por APIs em geral, pela sua utilidade no dia a dia, tornando o uso tão dinâmico que até substitui a necessidade de ter o WhatsApp aberto em mais computadores.

Então em resumo, se você tem urgência em acelerar o atendimento do seu negócio, evitando assim o caos e as más línguas, sem precisar investir em novas linhas e nem esperar por uma vindoura e milagrosa atualização sem data, você já sabe como usar WhatsApp Web em 2 PCs: APIs.


Com um mercado vasto de opções e com as mais diversas funções extras, você com certeza vai encontrar o API perfeito para sua empresa, sempre com o cuidado para usar uma profissional, afinal, uma empresa séria precisa de ferramentas sérias no seu trabalho.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *