Como se tornar um bom web designer?

A criação de site se tornou algo extremamente importante para a estratégia de marketing de qualquer empresa, mas como se tornar um bom web designer?

Um site permite que qualquer empresa ou pessoa alcance um público amplo, e um site bem projetado é criado de forma a converter os visitantes em clientes, defensores, fãs e seguidores de um produto, serviço ou marca.

E o responsável por fazer a criação do site é o web designer. É ele que conseguirá criar uma página na internet de acordo com o seu público-alvo. 

Sem os conhecimentos e habilidades desse profissional, a criação de um site pode ser decepcionante para as empresas. 

curso web

Afinal de contas, vale destacar que o site é a representação da empresa na internet. Portanto, o seu desenvolvimento deve ser feito de maneira extremamente cautelosa para que realmente consiga proporcionar bons resultados. 

 

É por esse e muitos outros motivos que os web designers são cada vez mais procurados no mercado de trabalho. E, consequentemente, mais pessoas têm interesse em trabalhar nesta área. 

 

Porém, nem todo mundo realmente consegue se destacar, assim como acontece em muitas outras áreas de trabalho. 

 

Portanto, procurar por dicas sobre como se tornar um bom web designer já é um ótimo passo para aprender o que é importante fazer para se destacar. 

 

Continue a leitura e confira algumas dicas que separamos e que poderão te ajudar a construir uma carreira de sucesso em web design! 

 

Dicas para se tornar um bom web designer

Sem mais delongas, aqui estão algumas dicas importantes para quem deseja se tornar um bom web designer e construir uma carreira de sucesso na área. 

 

1. Aprenda desenho básico

Embora o desenho não seja essencial para a maior parte do trabalho do web designer, há um elemento de ilustração que é necessário para expressar suas ideias a clientes e colegas. 

 

A maioria dos web designers precisam ser capazes de desenhar gráficos e grades para ajudar a esclarecer seus planos de layout. 

 

Um designer deve ter um conceito básico de desenho de formas, sombreamento de seções, esboço de menus, incorporação de logotipos básicos e muito mais em seu processo inicial de design.

 

2. Aprende a teoria do web design 

A maioria dos sites não são meramente páginas conectadas com conteúdo jogado nelas. Bons sites seguem uma teoria estrita de design, apelo, regras de navegação e codificação. 

 

Aquelas que vão ter um desempenho de alto nível vão ser especificamente pensadas para um determinado público-alvo e aumentar as ações estabelecidas como metas para a empresa. 

 

Os web designers precisam entender as demandas em constante mudança de tecnologia e plataformas que afetam constantemente a experiência do usuário.

 

Muitos clientes desejam que muitos elementos “estourem” em suas páginas, sem entender que o design deve ter uma aparência simples e coesa. 

 

Uma compreensão básica dos princípios de um bom design é a base para a criação de belos sites. Você deve aprender a ajustar as cores para adicionar contraste, criar profundidade com textura, incorporar movimento e usar formas, padrões e bordas repetidas para unificar seu design. 

 

As fontes devem ser fáceis de ler em um computador ou dispositivo, mantendo a sensação da marca. Elementos importantes devem chamar a atenção sem prejudicar o design.

 

3. Obtenha conhecimento em Layout e Estruturação

A construção de um site exige um bom entendimento da estrutura. Os sites não devem ser páginas estagnadas básicas cheias de conteúdo que duram anos, mas uma parte em constante mudança da presença virtual de uma empresa. 

Conforme a empresa muda, o site precisará refletir isso. Da segurança do comércio eletrônico aos requisitos variáveis ​​de otimização de mecanismos de pesquisa, os web designers precisam entender o que torna uma página atraente para os usuários do início ao fim. 

webdesigner

Os sites precisam ser protegidos contra hackers e, ao mesmo tempo, abertos para ajudar os bots de mecanismos de pesquisa a entender seu valor, para que possam melhorar as classificações. 

 

4. Foque na experiência do usuário 

Um bom design de experiência do usuário fará com que os visitantes permaneçam no site. Já um mau, os fará ir para outra página na internet.

 

Uma compreensão dos princípios de design de UX (User Experience) fará com que seu site se comporte da maneira que os usuários desejam e esperam. 

 

Os designers precisam garantir que as páginas carreguem rapidamente e sejam responsivas a diferentes dispositivos e tamanhos de tela de computador. 

 

E, quando os usuários estão procurando por um local, produto ou informação específica no site, devem encontrar as informações de maneira muito fácil. 

 

5. Aprenda as linguagens de programação (Aprenda como codificar)

Vai ser difícil ser um bom web designer sem conhecer nenhuma das linguagens de programação. Você terá dificuldade em conhecer as possibilidades ao trabalhar estritamente por meio de programas. 

 

Aqui estão as grandes linguagens usadas por web designers e você pode querer considerar aprender a utilizá-las. 

HTML / CSS

Alguns dos web designer mais bem pagos são aqueles que conhecem HTML (Hypertext Markup Language) e CSS (Cascading Style Sheets).

 

Essas são as linguagens básicas que não só o ajudarão a saber como codificar, mas também a editar o código. 

 

Normalmente, o HTML estabelece a estrutura e o conteúdo da página, enquanto o CSS é o que controla o design. 

Mesmo os desenvolvedores que usam programas para ajudá-los a codificar devem compreender pelo menos o básico se quiserem realmente fazer edições ou encontrar erros. 

 

Muitos profissionais não aprendem essas linguagens, mas elas são importantes para a especialização de um web designer.

Javascript

Como uma das linguagens de programação mais solicitadas, é importante que os designers conheçam o JavaScript.

 

Sua capacidade de funcionar em vários navegadores da web é muito importante para sites interativos. Esta linguagem de programação pode ser usada para criar jogos e aplicativos.

 

Conclusão 

O web design é uma área em constante desenvolvimento. Logo, os web designers estarão em um estado permanente de evolução. 

Portanto, tanto para começar a atuar na área quanto para crescer e construir uma carreira de sucesso, é fundamental estar em busca de conhecimento de maneira constante.Lembre-se de que seus primeiros empregos são para ganhar experiência e contatos. O dinheiro é importante, mas quando você está começando, a base de referências e experiências é mais importante. 

Muitos profissionais que estão se formando começam em uma posição inferior ou ganham menos por hora do que é o padrão do setor. 

Não se decepcione quando você não começa do topo; planeje subir na hierarquia com uma grande ética de trabalho e um conhecimento sólido da sua área.

Boa sorte! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *